Português, perguntado por walessomelli, 1 ano atrás

Comente a obra são bernardo de Graciliano Ramos. ?

Soluções para a tarefa

Respondido por 19anna99
12
Educação literatura Resumos de livros São Bernardo São Bernardo autor: Graciliano Ramos movimento: Modernismo - Geração de 30 Por Fernando Marcílio Mestre em Teoria Literária pela Unicamp


Resumo

O fazendeiro Paulo Honório resolve escrever a história de sua vida. Da infância, pouco se recorda, desconhece as próprias origens, tendo sido criado pela doceira Margarida. Na juventude, esfaqueou um sujeito e ficou preso por quase quatro anos. Na cadeia, aprendeu a ler e escrever. Tendo trabalhado na fazenda de São Bernardo, alimentava o sonho de um dia comprá-la.

Em busca da concretização desse desejo, submeteu-se a todo tipo de trabalho e remuneração. Passou a emprestar dinheiro a juros, que recuperava por vezes de forma violenta. O capanga Casimiro Lopes era o seu ajudante na função e acabou se tornando um companheiro da vida inteira. Fingindo amizade, deu péssimos conselhos a Luís Padilha, jovem herdeiro de São Bernardo e, depois de envolvê-lo em dívidas insolúveis, conseguiu adquirir a propriedade. 

Resolveu com violência alguns problemas de divisas com vizinhos e se fortaleceu como agricultor e homem influente, corrompendo aqueles de cujo apoio necessitava. Para agradar ao governo, instalou uma escola em São Bernardo, contratando para o cargo de professor o próprio Luís Padilha, agora falido.

Resolvido a se casar e produzir um herdeiro para suas posses, aproximou-se da jovem professora Madalena. Inicialmente, propôs que a moça substituísse Luís Padilha, mas, diante de sua recusa, declarou as verdadeiras intenções. Depois de alguma hesitação, Madalena aceitou, mudando-se para São Bernardo com a tia, D. Glória.

A independência de pensamento de Madalena e tendência a interferir nos negócios da fazenda, sempre em favor dos empregados, irritavam Paulo Honório. Com isso, as brigas entre o casal passaram a ser constantes. Madalena engravidou e deu a Paulo Honório o filho homem que ele desejava. Mas o nascimento da criança não acabou com as discussões. Paulo Honório passou a imaginar que a mulher que lhe fugia ao controle deveria se submeter aos caprichos de alguém. Tomado de ciúmes, passou a atormentar a esposa com desconfianças e ofensas. Quando a situação chegou a um ponto insuportável, Madalena se suicidou. 

Aos poucos, os empregados se retiraram de São Bernardo e os amigos se afastaram de Paulo Honório. Os negócios do fazendeiro caminhavam mal e ele não conseguia reunir forças para se reerguer. Passados dois anos da morte de Madalena, ninguém mais aparecia ali. Restava a Paulo Honório a obediência de alguns empregados, do filho e do fiel Casimiro Lopes.

Respondido por hstarplus
0

"São Bernardo", romance do autor alagoano Graciliano Ramos, foi publicado em 1934, parte da segunda geração do Modernismo.

O romance narra a vida de Paulo Honório, um jovem órfão que, ao esfaquear João Fagundes - que se envolvia com a mulher que Paulo Honório teve sua primeira relação sexual - é preso. Na prisão, Paulo Honório aprende a ler e entende que, ao sair da prisão, só vai pensar em como ganhar dinheiro, sem medir as consequências.

E assim o faz, comprando a fazenda São Bernardo, fazendo acordo com agiotas, mandando matar Mendonça, fazendeiro vizinho, só para aumentar o tamanho de São Bernardo. Paulo Honório dedica-se inteiramente ao trabalho, cometendo todos os crimes e injustiças, pensando apenas no benefício próprio.

Eventualmente, casa-se com a professora Madalena: enquanto Paulo Honório acreditava que seu casamento seria pacífico, com Madalena sendo apenas dona de casa e não se envolvendo nas questões de São Bernardo, acontece o oposto.

A relação entre Paulo Honório e Madalena é permeada de ciúmes extremos que ele possuía de todos os homens com que ela falava, ficando cada vez mais violento, paranoico. Seu ciúme excessivo faz com Madalena se suicide, por fim, afastando todos ao seu redor.

Sozinho, Paulo Honório escreve sua narrativa, permeado de amargura e melancolia.

Quem foi Graciliano Ramos?

Nascido em Quebrangulo, Alagoas, Graciliano Ramos é um dos mais importantes autores nacionais, conhecido especialmente pela obra Vidas Secas.

Trabalhou como jornalista, tradutor, foi militante do Partido Comunista Brasileiro, veio a falecer em 1953, aos 60 anos, em decorrência de um câncer de pulmão.

Para saber mais sobre Graciliano Ramos: https://brainly.com.br/tarefa/29392395

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes