Com relação as características do ciclo de vida da Entamoeba histolytica, analise as afirmativas a seguir.
I- A forma infectante do parasito é o trofozoíto ingerido junto com a água ou alimento.
II- O cisto tetranucleado corresponde a forma do parasito liberada com as fezes.
III- A Entamoeba histolytica possui um ciclo de vida heteroxênico, com o caramujo do gênero Biomphalaria sendo seu hospedeiro intermediário.
IV- A forma ativa ou parasitária deste parasito é o trofozoíto que invade, se adere ao intestino grosso colonizando aquela região.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta encontram-se nas alternativas II e IV.
I- Errada. Justificativa: O modo de infecção é fecal-oral, ou seja, o homem se infecta ao ingerir cistos presentes na água ou nos alimentos contaminados.
II- Correta. Justificativa: Os trofozoítos que permanecem no intestino sob a forma comensal reduzem o seu metabolismo, armazenam reservas energéticas e secretam uma parede cística ao seu redor, formando os cistos, que são eliminados através das fezes. No cisto, o núcleo divide-se 2 vezes tornando-se tetranucleado.
III- Errada. Justificativa: A Entamoeba histolytica possui um ciclo de vida monoxênico e apresenta quatro estágios evolutivos: trofozoíto, pré-cisto, cisto e metacisto.
IV- Correta. Justificativa: O desencistamento ocorre na porção final do intestino delgado, liberando os trofozoítos. Estes tornam-se patogênicos e invadem a parede intestinal, alimentando-se de células da mucosa e de hemácias.