Com relação ao sistema sanguíneo ABO, uma criança que foi gerada a partir de homem com fenótipo AB e a mulher O, não pode ter os fenótipos:
a) AB e O.
b)A e B.
c)A e O.
d)B e O.
e)A e AB.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
pra ser O, ambos os pais precisam ter pelo menos 1 alelo recessivo (i) e pra ser AB, um dos pais precisa ter IA e o outro IB.
O homem não tem alelo i e a mulher não tem nem IA nem IB.
Crianças geradas de homens com tipo sanguíneo AB e mulheres tipo O não podem ter fenótipos do tipo AB e O. Alternativa A!
As moléculas que determinarão o tipo sanguíneo do indivíduo e que estão localizadas na superfície das hemácias são chamadas de aglutinogênios, sintetizadas por uma enzima produzida pelos alelos IA ou IB. A herança desses alelos é co-dominante, ou seja, caso estejam presentes no genótipo, serão expressos, sendo que IA e IB são dominantes sobre i.
O alelo IA produz a enzima que sintetizará o aglutinogênio A na superfície da hemácia, enquanto o alelo i não produz enzima. Dessa forma, uma pessoa AB terá o genótipo IAIB pois suas hemácias terão o aglutinogênio A e B. Como o alelo i não produz enzimas, seu genótipo é ii.
Logo, as crianças deste casal não poderão ser AB e nem O, visto que terão pelo menos um alelo i, que não será expresso, deixando que o alelo IA ou IB seja expresso.
Leia mais sobre o sistema ABO em:
https://brainly.com.br/tarefa/919444