Com relação ao projeto político-pedagógico,percebe-se que ele não se tem constituído em instrumentode construção da singularidade das escolas, visto que nãoencontramos, nas representações sociaisdos conselheiros, referências aos pressupostossociopolítico-filosóficos que dariam a feição da escola;além disso, em sua maioria, as representações sobre oprojeto ancoram-se no planejamento.O projeto, porém, indica um grande avanço quandoverificamos, consensualmente, que sua elaboração se deude forma participativa. Participação essa que envolveuconflitos e negociações, resolvidas a partir de decisõesmajoritárias, indicando uma nova forma de organizaçãoescolar, que rejeita o caráter hierárquico historicamenteconstruído.Assim, a elaboração do projeto político-pedagógicoconstitui-se em um momento de aprendizagemdemocrática.Marques L. R. O projeto político-pedagógico e a construçãoda autonomia e da democracia nas representações dos conselheiros.In: Educação e Sociedade, 83(24): 577-97, 2003 (com adaptações).Tendo em vista as conclusões apresentadas no textoacima, resultantes de pesquisa realizada com umacomunidade próxima a Recife, infere-se que o projetopedagógico de uma instituição escolarA tem uma dimensão teórica pouco importante e ligadaà efetivação da autonomia de escolas singulares, massua dimensão prática estimula a participação dacomunidade escolar para planejar o futuro da escola.B depende do compartilhamento de pressupostossociopolítico-filosóficos que possam dar feição àescola, pois nada adianta um discurso centrado noplanejamento se não se sabe ao certo do que se estáfalando.C está intrinsecamente ligado ao caráter hierárquico dainstituição escolar, vista como aparelho ideológico deestado, a serviço da lógica do capital e da premissa daexploração do homem pelo homem, visando ao lucro.D depende de uma ruptura prévia com os modelostradicionais de escola, o que conduz à conclusãoobrigatória de que há uma ligação intrínseca entre aprópria idéia de projeto pedagógico e inovaçãoeducacional, no sentido da aprendizagem.E tem funcionado apenas como um mote para catalisara participação da comunidade em torno da escola, oque permite a ela que se compartilhem efetivamenteos mesmos pressupostos sociopolítico-filosóficos quedão feição à escola.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Letra b. depende do compartilhamento de pressupostos sociopolítico-filosóficos que possam dar feição à escola, pois nada adianta um discurso centrado no planejamento se não se sabe ao certo do que se está falando.
O projeto pedagógico de uma instituição escolar tem importância inestimável. Esse projeto será a base para a definição de projetos, para desenvolvimento de medidas educacionais, e para a efetivação do ensino na região escolar determinada.
Assim, é imprescindível que pressupostos sócio-políticos e filosóficos estejam em comunhão com a comunidade escolar e urbana, com o intuito de dar feição devida à escola.
Perguntas interessantes
Ed. Moral,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás