Com relação ao método de abordagem histórica proposto por Marx e Engels, discorra, utilizando no mínimo 25 linhas, acerca da relação entre ideologia e história proposta por esses dois pensadores, assinalando em que medida você considera que uma ideologia corresponde à realidade. Bons estudos!
Soluções para a tarefa
Resposta:
O materialismo histórico, proposto por Marx, consiste em uma teoria da História e em um método de abordagem dela. Segundo essa concepção histórica, é nas bases materiais de uma dada sociedade que se encontra o caminho para o entendimento do processo histórico ao qual essa sociedade está submetida.
Abordagem de Marx
A teoria marxista entende que a humanidade define-se por sua produção material, por isso a palavra “materialismo” em seu nome. O marxismo também entende que a história da humanidade é a história da luta de classes, colocando, assim, as classes sociais como opostas.
"Materialismo histórico e dialético é o nome da teoria desenvolvida por Marx e Engels. Marx realizou estudos econômicos publicados na série de livros O capital, em parceria com Friedrich Engels, bem como escreveu e teve a publicação póstuma de seus Manuscritos econômico políticos, em que estudou a organização política da Europa após a Revolução Industrial.
"Marx foi profundamente influenciado pelo filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel, que havia formulado uma teoria dialética baseada na ideia da formação de um espírito de época, que, segundo seu autor, era uma espécie de ideia metafísica e coletiva que fazia com que as pessoas vivessem de certo modo.
No início, Marx foi adepto dessa teoria, porém, com o passar do tempo, ele percebeu contradições internas nela. Uma delas foi a ideia de imobilidade das classes sociais. Enquanto a teoria hegeliana admite uma imobilidade metafísica das classes, Marx admitia ser possível o oposto: a subversão das classes. Tal subversão somente seria possível por meio de uma revolução."