Com relação a estrutura, qual a diferença entre os vírus causadores da hepatite A e da hepatite B?
Soluções para a tarefa
Olá Cdsm bom dia, os vírus causadores da hepatite A e da hepatite B são respectivamente vírus VHA e vírus VHB e se diferem no material genético, formas de transmissão e capacidade de provocar doença crônica ou seja, na maneira e intensidade que afeta o fígado.
Estruturalmente o VHA, apresenta uma simetria icosaédrica cuja cápside é constituída por 32 capsómeros, e tem 26 mm de diâmetro, um coeficiente de sedimentação de 156S e uma densidade de 1,325g/cm3. As partículas são particularmente resistentes ao calor, mantendo-se biologicamente viáveis após meses à temperatura ambiente e 30 min. a 60ºC. Resistem também a elevados pH’s (pH=3) e a acção do éter e do clorofórmio, daí a sua fácil capacidade de transmissão. No entanto é sensível às radiações UV, ao formaldeído, ao cloro (concentração 1mg/l durante 30 mins.) e a altas temperaturas (85-98ºC/min.). As pessoas com hepatite A costumam ter um tratamento mais simples que os pacientes que apresentam os demais tipos, e podem melhorar até mesmo sem que seja necessário tratar.
Já nas hepatites B, a partícula vírica infecciosa ou virião do VHB, denominada partícula Dane, revela uma estrutura interna ou “core” (AgHbc), e um invólucro externo (AgHbe), com um diâmetro de 42 nm. A sua estrutura interna ou “core” é constituída pela proteína “core” e encerra no seu interior o genoma do vírus e a enzima DNA polimerase /transcriptase reversa. O invólucro externo ou antigénio de superfície, é constituído por proteínas, glicoproteínas e lípidos, e compreende três componentes moleculares básicos, pré-S1, pré-S2 e pequeno S, ou forma predominante. Para além da partícula infecciosa, outras partículas mais pequenas (20 nm de diâmetro) e formas tubulares estão também invariavelmente presentes em grande número (1000:1 partícula Dane) nas preparações analisadas por microscopia electrónica (fig.2). Tais formas são constituídas exclusivamente por antigénios de superfície, e porque não contém o genoma do vírus não são infecciosas. Obs: as Hepatites B e C podem começar como uma infecção aguda, mas quando o vírus permanece no corpo sem o tratamento adequado, podem resultar em doenças crônicas e evoluir para problemas graves no fígado. Existem vacinas para os tipos A e B, mas para o tipo C ainda não.
Complexo, mas espero ter ajudado...