Com relaçao a confederaçao do equador explique:
a) Os motivos que levaram ao conflito
b)a principal proposta do movimento
c)o que defendiam os lideres mais democraticos
d) como terminou o conflito?
Soluções para a tarefa
No nordeste do Brasil, proliferaram as criticas ao governo autoritário do governador. Os habitantes de Pernambuco enfrentavam uma grande crise devido ao declínio da produção de cana, fumo e algodão e aos pesados impostos, mas o imperador não fazia nada para solucionar o problema. Os pernambucanos esperavam que a constituição garantisse mais autonomia para as províncias, no entanto, a dissolução da assembleia constituinte e a centralização do poder nas mãos de D. Pedro I, acabaram com as suas expectativas. A gota d’agua foi a troca do presidente da província, que tinha o apoio da população, por outro que tinha sido indicado por D. Pedro I. Diante disso, as elites pernambucanas, começaram uma revolução.
Os revoltosos tomaram o poder e proclamaram uma republica independente do governo imperial. As províncias do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte aderiram ao movimento, compondo a Confederação do Equador.
A revolução não durou muito. D Pedro I organizou tropas militares e contratou um esquadrão naval, atacando o mar e a terra. Dos revolucionários, muitos acabaram presos, e outros mortos.
A)a principal proposta do movimento
B)o que defendiam os lideres mais democraticos
C) como terminou o conflito?
Resposta:a) Dentre as principais propostas do movimento separatista que culminou na Confederação do Equador estão a busca da criação de um novo governo independente, redução da carga tributária que era paga mensalmente à metrópole Portugal, e autonomia política
b) Os líderes que assumiam uma posição mais democrática defendiam a redução da carga tributária, independência e autonomia política como uma resposta à crise que estava assolando o mercado brasileiro durante aquele período.
c) O conflito resultou no assassinato de Frei Caneca, um dos líderes do movimento.Resultou na também na destruição de cidades que sediavam os encontros dos separatistas
Explicação: