Biologia, perguntado por Camilaadao2861, 1 ano atrás

Com relação à ampicilina a bacampenicilina: A) É um análogo inativo que é biotransformado em fármaco ativo por reação de hidrólise catalisada por uma enzima que é uma esterase. B) Éum pró-fármaco obtido através de latenciação da ampicilina por uma reação de hidrólise enzimática. C) É um isóstero, cuja biotransformação ocorre por reação de óxido-redução. D) É um pró-fármaco cuja biotransformação se inicia por reação de hidrólise catalisada por uma enzima que é uma esterase.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
6
Olá!!!

ALTERNATIVA CORRETA LETRA D.

 

A bacampenicilina é um pró-fármaco da ampicilina obtido através de um processo de latenciação, após a hidrólise no plasma pelas esterases presente nos eritrócitos liberam o fármaco antibiótico ampicilina. O uso desse pro-fármaco tem como vantagem uma melhor absorção do fármaco por via oral, isso porque o grupo ácido carboxílico está esterificado. É classificado como pró-fármaco transportador.


Latenciação de fármacos é um processo de modificação química/molecular de um composto biologicamente ativo com a finalidade de formar um novo composto que só tem atividade biológica através de uma reação química ou enzimática e só assim o fármaco ativo é liberado no organismo. É um dos processos mais utilizado no planejamento racional de fármacos, com a finalidade de melhorar fármacos já existentes e comercializados.


Pró-fármaco é qualquer composto que precisa ser metabolizado para ter atividade biológica, ou seja, ele tem que sofrer uma biotransformação para depois apresentar efeitos farmacológicos.


Espero ter ajudado!!
Perguntas interessantes