Com qual objetivo as colunas romanas eram erguidas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não é preciso ser um conhecedor profundo de artes e arquitetura para ao menos ter ouvido falar sobre o Coliseu, uma das maiores obras do império romano. Mas a arquitetura romana vai muito além dessa estética e grandiosidade visual.
Famosos por suas estradas, aquedutos, estádios e anfiteatros, os romanos deixaram um legado para a arquitetura mundial que sobreviveu aos séculos e até hoje influência arquitetos e engenheiros.
Quer saber mais sobre esse estilo que marcou a história da humanidade? Então é só acompanhar esse post com a gente. Vamos fazer um percurso completo pela arquitetura romana, desde a sua origem até o seu ponto final, quando a era Medieval passa a dominar o mundo das artes e da arquitetura. Pronto para embarcar?
Nossa primeira parada é na origem da arquitetura romana e o contexto histórico que permitiu que ela desabrochasse. A arquitetura romana tem inicio no século II a.C e nasceu da junção entre a arquitetura grega e a etrusca.
Mas é importante ressaltar que apesar de ser um estilo fortemente influenciado pelos gregos e etruscos, a arquitetura romana conseguiu imprimir sua própria personalidade e identidade às obras, ficando muito longe de ser uma mera cópia dos estilos anteriores.
Basicamente, o que a arquitetura romana fez foi se apropriar do estilo de construção grega e etrusca e, em cima dessa técnica, estabelecer a sua própria criando inclusive formas inovadoras de construção.
Nas obras romanas é possível observar a influência dos gregos com o uso de colunas – especialmente nos templos – e a inspiração etrusca nos arcos e abóbodas.
A arquitetura grega e etrusca construía obras para serem apreciadas e admiradas. No entanto toda a estrutura necessária para criar essas obras monumentais exigia um grande número de colunas na parte interna das edificações, limitando com isso o espaço interno das obras.
Foi aí que os romanos tiveram a genial ideia de unir a grandeza monumental da arquitetura clássica com uma engenharia avançada para a época, baseada especialmente no uso e desenvolvimento de materiais como o concreto e a criação de arcos e abóbodas capazes de suportar o peso das construções.
O resultado dessa junção foram obras extraordinárias por dentro e por fora, bem diferentes do que era feito até então.
A arquitetura romana está diretamente relacionada com a ascensão do Império Romano. Suas obras e construções serviam tanto para expressar poder e status – como os arco triunfais espalhados por toda a Roma – quanto para servir as necessidades desse império que não parava de crescer, culminando com o surgimento de estradas e aquedutos, outro marco da arquitetura e engenharia romana.
Outro ponto interessante que vale a pena destacar na história da arquitetura romana é que ela nasceu pagã e chegou ao seu auge e declínio convertida ao cristianismo. Ou seja, a arquitetura romana traça a relação histórica direta entre arte, arquitetura e as mudanças politicas e sociais do império romano .