História, perguntado por AmandaFinco4188, 11 meses atrás

Com pouco dinheiro, mas fora do eixo revolucionário do mundo, ignorando o Manifesto Comunista e não querendo ser burguês, passei naturalmente a ser boêmio.(...)Continuei na burguesia, de que mais que aliado, fui índice cretino, sentimental e poético.(...)A valorização do café foi uma operação imperialista. A poesia Pau Brasil também. Isso tinha que ruir com as cornetas da crise. Como ruiu quase toda a literatura brasileira “de vanguarda”, provinciana e suspeita, quando não extremamente esgotada e reacionária. (Oswald de Andrade. Prefácio aSerafim Ponte Grande,1933.) O texto de Oswald de Andrade (A) expõe o anseio do autor de que a literatura e as demais formas artísticas fossem controladas pelo Estado e escapassem, assim, da tutela da classe social hegemônica. (B) revela algumas das principais características do movimento modernista de 1922, como a busca da identidade nacional e a adesão a projetos político-partidários de direita. (C) indica o afastamento gradual dos participantes da Semana de Arte Moderna em relação aos componentes ideológicos de esquerda que caracterizaram o movimento. (D) explicita a preocupação dos setores políticos e sociais dominantes frente à crise econômica provocada pela alta do preço do café e sua tentativa de regulamentar o setor. (E) demonstra a defesa, pelo autor, da politização da produção literária e o abandono de parte dos princípios estéticos que guiaram sua obra na década anterior.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
18
Olá,

Alternativa correta: E) demonstra a defesa, pelo autor, da politização da produção literária e o abandono de parte dos princípios estéticos que guiaram sua obra na década anterior.

Nesse texto, Oswald de Andrade nos revela o que acontecia no contexto da política interna e externa, o que vale para o Brasil e Para o mundo. No aspecto mundial, fala sobre o crescimento da visão comunista e socialista, e nacional, das suas influências no Brasil frente à visão burguesa.

Podemos notar que o período abrangido é das décadas de 1920 até 1930. De um lado estavam aqueles que apoiavam a visão da Alemanha, e de outro, aqueles que pendiam para o lado dos socialistas. Todos esses fatores causaram uma mudança na produção literária, deixando ela diferente da geração anterior. trazendo maior politização para os livros produzidos. 

Espero ter ajudado!
Respondido por noobmaster9662
0

Resposta:

LETRA (E) demonstra a defesa, pelo autor, da politização da produção literária e o abandono de parte dos princípios estéticos que guiaram sua obra na década anterior.

ESPERO TER AJUDADO!! ( ;

Explicação:

Perguntas interessantes