História, perguntado por willianandrade7136, 1 ano atrás

A tabela contém dados extraídos deA formação do capitalismo dependente no Brasil,1977, de Ladislau Dowbor, que se referem ao preço médio de um escravo (sexo masculino) no Vale do Paraíba. Indique a alternativa, que pode ser confirmada pelos dados apresentados na tabela. (A) A comercialização interna de escravos permitiu que os preços se mantivessem altos na primeira metade do século XIX. (B) A Lei do Ventre Livre, de 1871, foi a principal responsável pela diminuição no número de escravos e pela redução dos preços. (C) A grande imigração, a partir de 1870, aumentou o uso de mão de obra escrava e provocou redução nos preços. (D) A proibição do tráfico de escravos, em 1850, provocou sensível aumento nos preços, pois limitou drasticamente o ingresso de africanos. (E) A aplicação da tarifa Alves Branco, em 1844, aumentou os impostos de importação, dificultou o tráfico de escravos e provocou elevação nos preços.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
13
Olá,

Alternativa correta: DA proibição do tráfico de escravos, em 1850, provocou sensível aumento nos preços, pois limitou drasticamente o ingresso de africanos.

Em 1850 foi assinada a lei conhecida como Eusébio de Queiroz, que oficialmente proibiu o tráfico de escravos (também conhecido como tráfico negreiro) para o Brasil.

Com essa lei, nenhum escravo poderia ser enviado para o Brasil, tal como nenhuma embarcação com eles poderia atracar nos portos e nenhum escravo poderia adentrar em solo brasileiro.

Apesar da lei, escravos continuaram a ser enviados para o Brasil, pois era difícil manter o controle sobre as extensas fronteiras que possuímos. Além disso, o comércio interno de escravos (seus filhos) ganhou força depois dessa lei.

Espero ter ajudado!
Respondido por justforthebois123
0

Resposta:

d) A proibição do tráfico de escravos, em 1850, provocou sensível aumento nos preços, pois limitou drasticamente o ingresso de africanos.

Explicação:

(geekie)

A tabela indica uma alta brusca de preços entre 1845 e 1855, ou seja, na fase em que a Bill Aberdeen inglesa e a lei Eusébio de Queirós brasileira determinaram o fim do tráfico de escravos africanos para o Brasil. No mesmo momento, a expansão da lavoura cafeeira demandava cada vez mais trabalhadores e o mercado elevou o preço médio do escravo, sobretudo na região do Vale do Paraíba, onde predominava o café. A alta refere-se a trabalhadores trazidos de outras regiões, como o Nordeste, no tráfico interno, que se intensificou após a paralisação total do comércio atlântico de cativos.

Anexos:
Perguntas interessantes