Geografia, perguntado por lissandrabraz7876, 11 meses atrás

Com plexo Industrial Portuário de Suape (CIPS): objetivos e im pactos As regiões metropolitanas brasileiras de modo geral têm sido foco de grandes investimentos do Poder Público. Na esteira dessa tendência, o governo do estado de Pernambuco criou, por meio de iniciativas econômicas e de investimentos em infraestrutura, uma agenda de desenvolvimento com o objetivo de estimular e consolidar diferentes ações públicas e privadas na construção de polos de desenvolvimento, particularmente para serem implantados na Região Metropolitana do Recife (RMR). A tendência de localização desses polos de desenvolvimento tem seguido a lógica da concentração de investimentos nas regiões que apresentam melhores condições de competitividade. Nesse contexto, foi criado na segunda metade da década de 1970 o Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS), situado na nucleação Sul da RMR, distante cerca de 40 quilômetros do Recife, com acesso a partir da BR-101 e da PE-60, e com 61% de sua área no municipio do Cabo de Santo Agostinho e 30% em Ipojuca. Este complexo foi implantado com o objetivo de criar um novo polo de desenvolvimento pelo governo como medida para enfrentar a estagnação econômica do estado e da região Nordeste. Para responder às reivindicações dos movimentos sociais que protestavam contra os impactos ambientais e socioculturais advindos da implantação do CIPS, foi incorporado no seu plano o zoneamento de extensas áreas de preservação ambiental e cultural, como o Parque Metropolitano Armando Holanda de Cavalcanti. Atualmente, essas áreas estão sujeitas a forte pressão por ocupações irregulares, que se acentuou, sobretudo, a partir da década de 2000. Nesse momento, a operacionalização do CIPS como polo de dinamismo consolidou-se a partir de grandes investimentos governamentais e privados, viabilizados pela retomada de desenvolvimento econômico do estado (...]. O crescimento econô­ mico e de oportunidade de trabalhos deste empreendimento tem tido, como consequência, impacto nas dinâmicas migratórias na RMR, atraindo novos atores sociais, que, consubstanciados com ações públicas para a produção de casas populares, têm provocado profundas transformações nos municípios localizados no entorno.

• A partir da leitura do texto, procure explicar por que o Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS) é importante para a região Nordeste.

Soluções para a tarefa

Respondido por RPTurolla
39

Olá!


O desenvolvimento em regiões afastadas dos granes centros sempre estiveram atrelados ao investimento do poder público nestas locações. Desenvolver uma área é muito mais do que simplesmente criar um complexo, é preciso viabilizar todo uma estrutura de investimento privado no local.


Para a região em questão, o Complexo é de extrema importância, já que com sua construção, temos diversos outros tipos de investimento regional, que passam desde a construção de moradias para novos trabalhadores até a questão do saneamento básico, que é viabilizado graças ao aumento de receita das prefeituras com estas ações.


Perguntas interessantes