Com o surgimento dos museus nacionais, no século XVII, eles passaram a possuir um caráter público. A concepção atual de museu surgiu para proteger o patrimônio e criou um conjunto de normas técnicas e jurídicas em relação aos procedimentos de preservação que se desenvolveram posteriormente no século XIX.
Assinale a alternativa que indica em qual período da história foram traçadas as bases da concepção moderna de museus.
Alternativas:
a)
Primavera de Praga.
b)
Revolução Russa.
c)
Semana de Arte Moderna.
d)
Belle Époque.
e)
Revolução Francesa.
2)
Independentemente do seu modelo museológico, um museu é sempre interdisciplinar, embora haja disciplinas mais reforçadas em diferentes perfis institucionais. É nessa perspectiva que os museus se encontram com os estudos da cultura material e com todos os estudos desenvolvidos a partir das coisas, dos objetos e da existência das coleções (CÂNDIDO, 2012). Até o século XIX os museus, de forma geral operavam em função do surgimento das nacionalidades. Somente na década de 1920 é que se condensa o museu histórico como categoria distinta das demais e é nesse sentido que o conceito vigente é o de que museu histórico seria aquele que opera objetos históricos da mesma forma que num museu de arte, por exemplo, uma tela, é documento plástico. Embora a relação entre museu histórico e museu de arte sempre tenha sido ambígua, Meneses (1994) chama a atenção para os sentidos desta aparente dicotomia. Se, de um lado, as categorizações propostas pelos museus podem ser positivas por conta da especialização em relação aos temas abordados, por outro lado, a “natureza empírica das fontes não pode ser desconsiderada” (MENESES, 1994, p17). Ou seja, “conhecimento e fonte não são biunívocos. A natureza da fonte não pode ser a mesma que a do conhecimento, nem determinar a natureza do conhecimento (...) por isso, tomar um referencial exclusivamente documental, recortando tipos de objetos é procedimento insuficiente” (MENESES, 1994, p17).
Assinale a alternativa que melhor define o conceito de Museologia.
Alternativas:
a)
É a área do conhecimento que disponibiliza saber por meio da coleção de pinturas, fotografias, objetos e artigos referentes aos movimentos populares.
b)
A museologia identifica-se por cuidar da restauração de peças e obras da antiguidade.
c)
Pode ser definida como a prática de catalogação de materiais e documentos perdidos da História.
d)
Está vinculada diretamente ao estudo de mapas, imagens e fotografias históricas, permitindo uma compreensão icônica da sociedade.
e)
É uma maneira interdisciplinar de tratar o conhecimento, onde todas as fragmentações dos museus em detrimentos do tipo de seu acervo transcendem sua materialidade e podem se tornar vetor para construção do conhecimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
1-letra (b)
2-letra( E )
Perguntas interessantes