Correntes de ar podem carregar gotículas de água para grandes altitudes, onde a temperatura é mais baixa que a temperatura de solidificação da água pode ocorrer no interior de nuvens de tempestades,ocasionando um tipo de chuva que pode causar estragos e trazer prejuízos ás pessoas. Que tipo de chuva é essa?
CIÊNCIAS
Soluções para a tarefa
Resposta:
As chuvas correspondem a um tipo de precipitação, assim como a neve e o granizo.
As chuvas não são iguais, isso porque podem ter diversas origens e características distintas. Podem ser classificadas em:
• Orográficas: ocorre no momento em que as massas de ar úmidas são impedidas de seguir seu trajeto pelos elementos do relevo, como uma montanha, então as nuvens ganham altitude e se agrupam provocando a precipitação.
• Convecção: desenvolve quando a temperatura está elevada e há uma grande evaporação, o vento vertical leva o vapor para as altitudes ocasionando o resfriamento, assim produz a precipitação ou chuva. Esse tipo de chuva é conhecido como torrenciais e têm características de serem rápidas e abundantes.
• Frontais: esse tipo de chuva tem sua origem a partir do encontro entre uma massa de ar fria e uma quente.
Precipitações
As nuvens que dão origem às precipitações são as do tipo estratos e cúmulos. As precipitações acontecem no momento em que o vapor de água que se encontra nas nuvens se congela em razão da altitude, a partir dessa condensação desloca-se em direção à superfície terrestre em estado líquido ou sólido. Abaixo os tipos e formas de precipitações que existem:
Granizo
• Granizo: corresponde a pedras de gelo, tem origem no alto das nuvens do tipo cúmulos, lugar onde a temperatura é muito reduzida.
Neve
• Neve: esse tipo de precipitação ocorre através da baixa temperatura das nuvens (0ºC) e promove congelamento do vapor de água produzindo, dessa forma, pequenos cristais de gelo. Esse tipo de precipitação ocorre com maior frequência em climas temperados e polares.
Chuva
• Chuva: pode ocorrer durante o processo de evaporação da água nas zonas intertropicais do planeta, tal processo causa chuvas abundantes, pode também se desenvolver a partir do encontro de duas massas de ar, sendo uma quente e outra fria.