Com o paradigma orientado a objeto surgiu não só um novo padrão para o desenvolvimento de software, mas também, uma nova forma de pensar como modelar os problemas do mundo real.
TUCKER, Allen B.; NOONAN, Robert E. Linguagens de programação: Princípios e Paradigmas. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos conceitos básicos de orientação a objetos contidos na COLUNA A, com suas respectivas definições na COLUNA B.
COLUNA ACOLUNA BI. Herança1. Consiste na junção de partes isoladas de um programa e essas partes podem ser acessadas separadamente.II. Encapsulamento2. Significa que a mesma operação[método] pode atuar de modos diversos em classes diferentes.III. Polimorfismo3. Permite criar novas classes a partir de classes já existentes, sem duplicar nenhum código.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Selecione uma alternativa:
a)
I - 2; II - 3; III - 1.
b)
I - 3; II - 2; III - 1.
c)
I - 1; II - 3; III - 2.
d)
I - 1; II - 2; III - 3.
e)
I - 3; II - 1; III - 2.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e) I - 3; II - 1; III - 2
Explicação:
Questão corrigida pelo AVA.
Herança
Aplicamos o conceito de herança quando elaboramos uma classe que herda as características e operações de outra classe (classe: Cadeira; herda atributos: encosto, assento e pés).
Encapsulamento
Na POO, o encapsulamento tem capacidade de tornar a visibilidade das informações e os detalhes da implementação dos métodos de uma classe oculta ou restrita. Isola os atributos da classe e suas ações, garantindo a integridade e a ocultação dos dados e ações. O relacionamento entre as classes passa a ser feito por mensagens.
Poliformismo
Em uma classe, um método (operação) pode aparecer diversas vezes, pois pode ter comportamentos diferentes nas subclasses. Ou seja, objetos de um mesmo tipo de classe que apresentam comportamentos diferentes.
Resposta:
Alternativa e)
Explicação:
Corrigido pelo AVA