Com o intuito de viabilizar o tratamento do lixo o ser humano inventou o processo de compactação, muito importante a fim de reduzir o volume de detritos espalhados nos aterros sanitários, ou seja, diminuindo as áreas de poluição. Para conseguir a compactação usa-se a prensa mecânica. Vamos explorar o invento: Calcule o valor da massa em Kg necessária para desempenhar esta força, sabendo que a aceleração usada na prensa é 0,5 m/s².
Soluções para a tarefa
O lixo coletado pode ser processado, isto é, passar por algum tipo de beneficiamento a fim de reduzir custos de transporte e inconvenientes sanitários e ambientais. As opções de tratamento do lixo urbano, que podem ocorrer de forma associada, são: compactação, que reduz o volume inicial dos resíduos em até um terço, trituração e incineração. Boa opção do ponto de vista sanitário, a incineração, porém, é condenada por acarretar poluição atmosférica.
A disposição final do lixo pode ser feita em aterros sanitários e controlados ou visar à compostagem (aproveitamento do material orgânico para a fabricação de adubo) e a reciclagem. Esses dois últimos processos associados constituem a mais importante forma de recuperação energética. A reciclagem exige uma seleção prévia do material, a fim de aproveitar os resíduos dos quais ainda se pode obter algum benefício, como é o caso do vidro, do papel e de alguns metais.