Com o início da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), o artista da obra apresentada anteriormente abandonou o país. Esse quadro foi exposto na Galeria de Julian Levy, em Nova York, em dezembro de 1936. Essa é uma das poucas obras do artista relacionadas a conflitos bélicos ou políticos, o que chama a atenção, dada a sua obscuridade frente a questões políticas e ideológicas. Analise as alternativas apresentadas e assinale a que aponta corretamente o autor do quadro Construção mole com feijões cozidos: premonição da Guerra Civil e o movimento artístico ao qual o pintor foi vinculado.
Francisco Goya – Realismo.
Joan Miró – Dadaísmo.
Pablo Picasso – Cubismo
Salvador Dalí – Surrealismo.
Ramón Pichót – Impressionismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Salvador Dalí - Surrealismo
Explicação:
A obra Construção mole com feijões cozidos: premonição da Guerra Civil foi pintada por Salvador Dalí, pertencente ao Surrealismo. O caráter onírico da obra, um corpo humano fragmentado e em grandes proporções, evidencia a vinculação à estética. Francisco Goya é um dos grandes nomes da pintura romântica espanhola, cujos preceitos estéticos diferem absolutamente dos apresentados na pintura proposta. Embora vinculado às vanguardas, Joan Miró desenvolve uma obra com tendência mais abstrata, na qual as formas dos objetos e das pessoas representadas não são identificáveis, o que não ocorre na imagem, na qual, apesar de fragmentada, ainda é possível identificar os traços da figura representada. Já Pablo Picasso é um dos principais artistas do Cubismo, vanguarda que se caracteriza pelo uso de formas geométricas em suas composições. Por fim, a obra não apresenta traços que se assemelham aos de Ramón Pichót, pintor impressionista, pois esse movimento preza pela valorização da perfeição técnica, incluindo o uso da iluminação natural para alcançar tal efeito.
Resposta:
d
Explicação:
A obra Construção mole com feijões cozidos: premonição da Guerra Civil foi pintada por Salvador Dalí, pertencente ao Surrealismo. O caráter onírico da obra, um corpo humano fragmentado e em grandes proporções, evidencia a vinculação à estética. Francisco Goya é um dos grandes nomes da pintura romântica espanhola, cujos preceitos estéticos diferem absolutamente dos apresentados na pintura proposta. Embora vinculado às vanguardas, Joan Miró desenvolve uma obra com tendência mais abstrata, na qual as formas dos objetos e das pessoas representadas não são identificáveis, o que não ocorre na imagem, na qual, apesar de fragmentada, ainda é possível identificar os traços da figura representada. Já Pablo Picasso é um dos principais artistas do Cubismo, vanguarda que se caracteriza pelo uso de formas geométricas em suas composições. Por fim, a obra não apresenta traços que se assemelham aos de Ramón Pichót, pintor impressionista, pois esse movimento preza pela valorização da perfeição técnica, incluindo o uso da iluminação natural para alcançar tal efeito.