Filosofia, perguntado por gomeslara, 8 meses atrás

Com o homem no centro do mundo e, posteriormente, com o conhecimento ainda mais sistematizado, a filosofia ganhou novos contornos, e sua aproximação com a educação se afunilou ainda mais por meio dos diálogos socrático os e o grande terror pedagógico contido na maiêutica. Nota-se uma busca pela essência das coisas partindo da superação dos “pré-conceitos” e do senso comum.
A partir desta afirmacao e dos conhecimentos sobre o tema, o nascimento da filosofia é atribuido aos gregos e qual a designacao define essa nova forma de pensar filosoficamente ?

a) Exterior, sistemático e de conjunto.
b) Introspectivo, sistemático e de conjunto.
c) Racional, sistemático e de conjunto.
d) Relativo, sistemático e de conjunto.
e) Prático, Assistemático e de conjunto.

Soluções para a tarefa

Respondido por daionarapaz
54

Resposta:

c) Racional, sistemático e de conjunto.

Respondido por AnthonioJorge
2

Esta concepção filosófica é racional, sistemática e de conjunto e representa o projeto filosófico socrático por excelência. Logo, a alternativa C está correta.

Sócrates é o primeiro pensador a investigar o homem na sua dimensão ética e introspectiva. Para isso, usa a razão como instrumento superior de entendimento. Seu método, assim, é racional, sistemático e de conjunto - não analisa o homem isolado.

Sócrates considerava-se um parteiro de ideias. Logo, a alternativa B está correta: o método socrático trata da maiêutica.  Sócrates é considerado o pai da filosofia por ter sido o pioneiro a buscar a verdade e o conhecimento ao modo filosófico.

O método socrático é o método de investigação próprio da filosofia, ou seja: é a busca incessante e rigorosa pela Verdade.  Sócrates utilizava, para isto, a dialética. Por meio da dialética, a investigação da verdade contrapunha opiniões e definições diferentes e peneirava os argumentos para melhor fazer enxergar a verdade os dois interlocutores.

Sócrates, especificamente, tinha o objetivo não de provar a ignorância do ouvinte, mas a ignorância da própria ignorância, ou seja, a arrogância do ouvinte em achar que sabe o que não sabe. Para isto, a ironia socrática foi um famoso meio de chocar o interlocutor e paralisá-lo para, assim, as ideias verdadeiras nascessem dele  - Sócrates usava bastante a metáfora da parteira.

Assim, a frase da tirinha exemplifica a atitude socrática de não querer ensinar algo, mas de afastar os obstáculos que estão atrapalhando o interlocutor de pensar e conhecer algo por si mesmo.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/36399354

Anexos:
Perguntas interessantes