Com o enfraquecimento das potências europeias, após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e o fortalecimento dos Estados Unidos e da União Soviética, a maioria dos países africanos conquistou a independência política. Nesse processo,
A) as fronteiras políticas foram mantidas e os países continuaram economicamente dependentes.
B) os países conquistaram autonomia econômica e política, alcançando amplo desenvolvimento.
C) as tradições étnicas e culturais pautaram a nova geopolítica do continente e o fim dos conflitos.
D) os países africanos se desenvolveram em bloco, alcançando a erradicação da fome e da pobreza.
Soluções para a tarefa
Resposta:Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de exploração. A divisão do continente para exploração ocorreu na Conferência de Berlim, na Alemanha em 1885, nessa fizeram parte Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha.
A partir dessa conferência ficou definida a divisão geográfica dos respectivos territórios a serem explorados. O processo de exploração das colônias africanas durou muito tempo, as conseqüências atuais são derivadas de vários fatos históricos, sobretudo, da exploração.
No início do século XX, somente a Libéria havia alcançado a independência política em todo continente, isso prova o grau de dependência em relação às metrópoles e também o nível de atraso em desenvolvimento tecnológico, industrial e econômico em comparação aos outros continentes. O processo de independência das colônias em relação às metrópoles européias é denominado historicamente como descolonização.
Doravante a esse período, teve início uma modesta iniciativa de instaurar a independência e autonomia política das colônias, os primeiros a contemplar tal feito foi o Egito nos anos 20, além da África do Sul e Etiópia, ambos nos anos 40.
Explicação: