Com o avanço da globalização surgiu à ideia de que o Estado iria desaparecer em favor da liberdade de ação das empresas e as fronteiras iriam se tornar irrelevante. Por que hoje podemos afirmar que os governos ainda hoje possuem o poder?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Garantia de segurança no livre comércio e regulação trabalhista.
Explicação:
O Estado é a entidade reguladora dos contratos comerciais e de serviços, garantido e exigindo transações conforme o acordo estabelecido entre as partes. Sua vigilância sobre a segurança das atuações econômicas é primordial e homogênea sobre todos sob sua guarda, reprimindo práticas desleais e atuando com as devidas punições cabíveis em sua jurisdição.
Além de sua onipresença na legislação comercial, a entidade nacional é a suprema fiscalizadora dos contratos de trabalho, estabelecendo os parâmetros exigidos para o vínculo empregatício formal, também da atuação dos sindicatos patronais e trabalhistas.
Portanto, o Estado possui amplos poderes de punição e arranjo legal sobre o mercado nacional e consequentimente sendo uma forte influência no contato global, o que o faz estar a mercê da globalismo, mas não subordinado a ele.