Com o advento da globalização muitos debates surgiram buscando compreender qual seria o seu alcance e quais seriam as suas consequências para os países. Alguns acreditavam que a globalização seria benéfica, enquanto outros pensavam que seria maléfica. Em que pese o debate, fato é que em muitos países as desigualdades sociais aumentaram, com forte presença do desemprego e da pobreza. Por isso a ideia de justiça social é muito relevante, pois os países devem buscar maneiras de atenuar as injustiças que acometem suas populações. O filósofo John Rawls é um dos principais autores da teoria da justiça. Ele argumentou que a equidade seria uma condição para a justiça social. Quais dos pressupostos a seguir podem ser atribuídos à teoria da justiça de John Rawls?
Soluções para a tarefa
Rawls defende que a justiça social só pode ser construída por meio da garantia de uma série de serviços básicos (como educação, saúde e segurança) por parte da sociedade e por meio da garantia das liberdades fundamentais para todos os cidadãos (liberdade política, liberdade de consciência e o direito à propriedade), de modo que defende uma nova perspectiva do Estado do Bem-Estar Social, onde valores socialistas, como a justiça social, coexistem com a defesa da propriedade privada.
Rawls, contudo, não pode ser considerado um neoliberal, pois a defesa da liberdade de mercado sem limites, por exemplo, vai contra a defesa dos serviços que garantem a dignidade básica dos sujeitos humanos.
Resposta: Letra a
Explicação: Os indivíduos devem ter suas liberdades fundamentais garantidas, como a liberdade política, de consciência e de direito à propriedade.