ENEM, perguntado por alejime8920, 2 meses atrás

Com intuito de apresentar uma sistematização didático-metodológica mais coerente com as características da dinâmica dos esportes, Bunker e Thorpe sistematizaram oficialmente o modelo Teaching Games for Understanding (TGfU) no ano de 1982. A principal contribuição do modelo TGfU foi alterar o enfoque aos elementos táticos e às problemáticas que deles surgem para posterior desenvolvimento das ações de jogo propriamente ditas. A proposta do TGfU é simples e diretiva: desenvolver as ações de jogo a partir de sua relevância tática. FAGUNDES, F. M. ; RIBAS, J. F. M. Princípios pedagógicos do modelo teaching games for understanding: uma visão praxiológica sobre o ensino para compreensão do esporte. Motrivivência, v. 32, n. 62, p. 01-22, 2020. Considerando o modelo TGfU e seus quatro princípios pedagógicos, avalie as afirmações abaixo: ​I - Princípio do jogo similar (Similar game) evidencia a compreensão das soluções táticas, regras e habilidades permite a transferibilidade entre jogos similares II - Princípio da complexidade tática (Tactical complexity), é baseado na premissa de que existe um desenvolvimento progressivo de soluções táticas que inclui as habilidades com bola e respectivos movimentos. III - Princípio de exagero (Exaggeration), implica em definir um objetivo específico tendo como ponto de partida o jogo formal, concebendo um outro jogo que procure exagerar o conceito específico que escolheram anteriormente. ​ IV - Princípio de representação do jogo (Game representation), no qual os professores criam um desenvolvimento apropriado por meio de cenários de jogo que proporcionem como usar uma determinada habilidade ou solução tática dentro do jogo. É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por felipework
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O modelo TGfU e seus quatro princípios de ensino estão descritos corretamente nos itens indicados na alternativa 4 (II, III e IV).

Conceitos do modelo TGfU

  • A primeira afirmação é falsa porque o nome principal de um jogo semelhante é amostragem (Sampling, do inglês).
  • A segunda afirmação é verdadeira porque a “complexidade tática” se baseia na ideia de um desenvolvimento passo a passo de soluções táticas.
  • A terceira afirmação é verdadeira porque “Exaggeration” é definido por algum objetivo, começando pelo jogo oficial, até outro jogo com o conceito de exagero.
  • A quarta afirmação é verdadeira porque o professor da “representação do jogo” cria um desenvolvimento na cena do jogo que visa utilizar determinada habilidade ou estratégia no jogo.

Conheça mais o modelo TGfU, aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/23041449

A seguir, as alternativas deste enunciado

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV

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#SPJ4

Anexos:
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