Com grande espaço em toda a imprensa, a oposição difundia e manejava imagens que procuravam, ao mesmo tempo, desqualificar o governo e indignar e mobilizar contra ele a população. Caudilho, corrupto, ambicioso, desonesto, violento, imoral, entre outras imagens extremamente negativas, assim os conservadores se esforçavam para desmerecer o presidente.
FERREIRA, Jorge. Crises da República: 1954, 1955 e 1961. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Brasil republicano: o tempo da experiência democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. v. 3, p. 307.
1. O texto acima faz referência à grande oposição sofrida pelo presidente Getúlio Vargas no período como presidente, entre 1951 e 1954. Como acabou o governo de Getúlio Vargas em 1954? *
1 ponto
a) A partir da luta dos soldados brasileiros na 2ª Guerra Mundial contra forças ditatoriais, houve pressão pela saída de Vargas. O exército o retirou do governo em outubro de 1945.
b) Após o episódio do atentado contra Carlos Lacerda, líder da oposição e do aumento da pressão de setores das Forças Armadas, Getúlio Vargas suicidou-se em 24/08/1954.
c) Getúlio Vargas foi derrotada na eleição, na tentativa de se reeleger, contra Juscelino Kubitschek.
d) Getúlio Vargas renunciou, supreendentemente, com poucos meses de governo.
Na longa duração da história nacional, o governo de JK aparece em lugar de destaque menos por ter simplesmente acelerado o processo industrial, mas antes por ter feito isso de acordo com as regras do sistema democrático. Dito de outra forma, o que existe de realmente inédito durante o governo JK foi o aprofundamento do sistema capitalista de produção, sem o sacrifício do sistema democrático, como aconteceu antes, no Estado Novo, e depois, no regime autoritário político-militar de 1964.
MOREIRA, Vânia Maria Losada. Os anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento rural. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Brasil republicano: o tempo da experiência democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. v. 3, p. 188.
2. O texto acima refere-se ao governo de Juscelino Kubitschek. Qual a característica principal de sua política de desenvolvimento do Brasil? *
1 ponto
a) Incentivo ao samba, carnaval e capoeira.
b) Proibição de entrada de empresas estrangeiras no Brasil.
c) Golpe feito com ajuda de setores militares, dando todos os poderes de ditador para Juscelino Kubistchek governar como quisesse.
d) Industrialização acelerada, com autorização de instalação no país de empresas multinacionais.
D4v1dN4nc1:
Por favor, me dê a melhor resposta
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
Por favor, se puder, me dê a melhor resposta.
Resposta:
1- b
2- d
Explicação:
Acabei de fazer no classroom
Respondido por
9
Resposta:
1-b) Após o episódio do atentado contra Carlos Lacerda, líder da oposição e do aumento da pressão de setores das Forças Armadas, Getúlio Vargas suicidou-se em 24/08/1954.
1-d) Industrialização acelerada, com autorização de instalação no país de empresas multinacionais.
Perguntas interessantes
Ed. Técnica,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás