Química, perguntado por brunaramosgomes5, 1 ano atrás

com exceção do gás Hélio, quantos elétrons há na última camada da eletrosfera dos gases nobres da tabela periódica?​

Soluções para a tarefa

Respondido por leonorcorreia2017
2

Resposta:

Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).

Além destes, existe também o Ununócio (Uuo), elemento de número atômico 118, que foi descoberto em 2006, sendo sintetizado em laboratório por meio do bombardeamento de átomos de califórnio (Cf) com íons de cálcio (Ca2+). Para saber mais a respeito desse elemento leia o texto “Ununócio”.

Elementos da família dos gases nobres na Tabela Periódica

Elementos da família dos gases nobres na Tabela Periódica

Todos esses elementos são gasosos em temperatura ambiente (daí o fato de serem chamados de “gases”) e são encontrados na natureza na forma isolada. Isso acontece porque eles são estáveis e possuem pouca reatividade em condições ambientes. É inclusive por isso que eles são chamados de “nobres” ou “raros”.

Conforme as ilustrações abaixo dos átomos dos elementos da família dos gases nobres, todos eles (com exceção do hélio) possuem oito elétrons na camada de valência e essa é a razão deles serem tão estáveis:

Ilustrações de átomos dos gases nobres (hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio)

Ilustrações de átomos dos gases nobres (hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio)

Os demais elementos da Tabela Periódica precisam realizar ligações químicas para ficar com a configuração eletrônica dos gases nobres, ou seja, ficarem com oito elétrons na última camada eletrônica ou com dois elétrons para os átomos que possuem somente uma camada eletrônica, a camada K. A teoria do octeto, que explica as ligações químicas dos elementos, diz exatamente isso. Assim, os outros elementos não são encontrados na forma isolada na natureza, mas na forma de seus compostos químicos. Por outro lado, os gases nobres já são estáveis e por isso são encontrados sozinhos.

Até o ano de 1960 acreditava-se que sob nenhuma condição os gases nobres se combinariam com outros elementos para formar compostos. Mas hoje se conhece alguns compostos formados por eles, como XePtF6, XeF4 e XeF2.

Perguntas interessantes