Com efeito, ao iniciarmos esta escrita, elencamos como um dos objetivos ratificar a desmistificação de uma controversa convenção de que o longo período medieval, iniciado com a conquista do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., deve ser cognominado pejorativamente de “Idade das Trevas”. Ao contrário, conforme ficou amplamente debatido e demonstrado, as formas sistemáticas de escolas e universidades atuais têm suas raízes exatamente na Idade Média. Ao contrário de “mil anos de escuridão”, é na Idade Medieval que temos os mais sólidos espaços educacionais e argamassas culturais de que somos herdeiros. São também provenientes desse período as várias invenções tecnológicas utilizáveis tanto no campo como na cidade. Acrescente-se também que são legados da Idade Média as várias formas de convívio e funcionamento das instituições atuais, especialmente as educacionais.
XAVIER, Antônio Roberto; CHAGAS, Eduardo Ferreira; REIS, Edilberto Cavalcante. Cultura e educação na Idade Média: aspectos histórico-filosófico-teológicos. Revista Dialectus, n. 11, 2017. p. 325.
Como pudemos analisar no nosso podcast e no material de apoio o preconceito contra a Idade Média ainda existe, ainda que suas origens remontam ao Renascimento da Idade Moderna. Acerca dessas questões envolvendo o desenvolvimento cultural durante o medievo considere as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) Umas das principais provas do atraso cultural da Idade Média foi o fato das Universidades e Escolas terem sido lideradas pelos membros da Igreja Cristã.
( ) Como explica Durkheim, a pedagogia educacional da Idade Média foi inovadora ao conectar professores e estudantes. Na verdade, as formas de convívio e o funcionamento das instituições atuais são baseadas nas instituições medievais.
( ) A Idade Média colaborou para o desenvolvimento filosófico e teológico, inclusive buscando bases racionalistas para explicar a religião, prova disso foi o movimento da Escolástica.
( ) Entre as contribuições da idade média podemos citar: os moinhos, a metalurgia, as primeiras Bíblias impressas (1454), os conhecimentos farmacêuticos e botânicos, as inovações geométricas, a Física de Movimento, a invenção do leme e da bússola, a pavimentação das estradas, a chaminé doméstica, a vela e de tantas outras invenções técnicas, demonstrando um enorme progresso técnico em diversas áreas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESPOSTA F V V V
Explicação:
(F) Umas das principais provas do atraso cultural da Idade Média foi o fato das Universidades e Escolas terem sido lideradas pelos membros da Igreja Cristã.
( Ao contrário, a igreja mantinha as melhores escolas da época, e foi a criadora da Universidade)
(V ) Como explica Durkheim, a pedagogia educacional da Idade Média foi inovadora ao conectar professores e estudantes. Na verdade, as formas de convívio e o funcionamento das instituições atuais são baseadas nas instituições medievais.
(V ) A Idade Média colaborou para o desenvolvimento filosófico e teológico, inclusive buscando bases racionalistas para explicar a religião, prova disso foi o movimento da Escolástica.
( V ) Entre as contribuições da idade média podemos citar: os moinhos, a metalurgia, as primeiras Bíblias impressas (1454), os conhecimentos farmacêuticos e botânicos, as inovações geométricas, a Física de Movimento, a invenção do leme e da bússola, a pavimentação das estradas, a chaminé doméstica, a vela e de tantas outras invenções técnicas, demonstrando um enorme progresso técnico em diversas áreas.
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
F-V-V-V