Com educação se combate ao preconceito? Redação de 20 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A educação é a forma mais eficaz para se combater o racismo, as diversas formas de preconceito e a intolerância.
No ambiente escolar, a intolerância pode se intensificar. São apelidos, dedos apontados, críticas e desdém que, quando recorrentes, afetam o emocional e até o desempenho escolar da vítima.
Diálogo e incentivo à cultura de paz são essenciais no combate dessa prática
No ambiente escolar, não é difícil encontrar situações de preconceito.
É algo que aparece quando há apelidos não aceitos, exclusão do indivíduo de um grupo, críticas, risos, dedos apontados para a diferença. E esse preconceito, quando emerge, demanda atitude dos educadores e da família. “Se na sociedade há preconceito de várias ordens, termina do mesmo jeito acontecendo na escola. E a escola tem obrigação de combater”
E como combater o preconceito no ambiente escolar? “Uma base que preze pela formação de valores e regras de convivência, pela cultura de paz e respeito às diferenças é segredo pra esse tipo de problema. E a escola é só uma das instituições das quais a criança faz parte. A família é a principal delas.
UMA BASE QUE PREZE PELA FORMAÇÃO DE VALORES E REGRAS DE CONVIVÊNCIA, PELA CULTURA DE PAZ E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS É SEGREDO PRA ESSE TIPO DE PROBLEMA”
Explicação:
A criança nasce sabendo de nada. Ela escuta coisas e leva para si e para a escola. Ela é capaz de perceber a diferença, mas como natural. Para se tornar algo agressivo, tem o cunho extra-escola, de ela ouvir em algum lugar. A base, na família, de formação de valores e de projetos que incluam conceitos como ética e diferenças, na escola, faz a prevenção”
Espero ter ajudado