Física, perguntado por alinevitasoski123, 1 ano atrás

Com base no texto da revista Veja, responda:

A) é possível falar em calor específico da linguiça, ou seja, nesse caso, seria mais adequado utilizar o conceito de capacidade térmica? Pq?

B) qual a relação disso com os cinco erros à grelha apontados na reportagem?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por DouglasOJ
1

Explicação:

a) Sim.

Capacidade térmica ou capacidade calorífica (usualmente denotada pela letra C) é a grandeza física que determina a relação entre a quantidade de calor fornecida a um corpo e a variação de temperatura observada neste.

A capacidade térmica caracteriza o corpo, e não a substância que o constitui. A capacidade térmica é uma propriedade extensiva, ou seja, proporcional à quantidade de material presente no corpo. Com isso, dois corpos compostos pela mesma substância porém com massas diferentes possuem diferentes capacidades caloríficas.

Grandezas derivadas que especificam a capacidade térmica como uma propriedade intensiva existem, sendo então uma característica da substância. Essas são: o calor específico, que é a capacidade térmica por unidade de massa da substância, e o calor específico molar, resultante da relação entre a capacidade térmica e o número de mols presentes. Ocasionalmente, pode ser usado o calor específico volumétrico (por unidade de volume).

A temperatura reflete a energia cinética média das partículas na matéria, enquanto calor é a energia térmica em trânsito das regiões de maior para aquelas com menor temperatura. A energia térmica transmitida como calor é armazenada como energia cinética translacional em átomos e rotacional em moléculas. Adicionalmente, parte da energia térmica pode ser convertida em energia potencial associada aos modos de vibração, de maior energia, nas ligações interatômicas. Translação, rotação e as energias cinética e potencial associadas à vibração representam os graus de liberdade do movimento que contribuem classicamente à capacidade térmica. Em temperaturas suficientemente altas, cada grau de liberdade contribui igualmente com o calor específico (de acordo com o teorema da equipartição, a contribuição de cada um no calor específico molar é 1/2 R), de tal forma que o calor específico dos metais e muitos sólidos a temperatura ambiente aproxima-se a 25 joules por kelvin para cada mol de átomos, dado pela lei de Dulong-Petit. Devido a fenômenos da mecânica quântica, alguns graus de liberdade podem não ser atingidos ou estar disponíveis parcialmente, de forma que o calor específico é uma fração do máximo.

b) A capacidade térmica de um sistema nos diz o quanto aquele material absorve calor ou dissipa num intervalo de temperatura, incluindo a massa e o calor especíco. Logo se temos um excesso de comida numa grelha, corre o risco de que os alimentos entrem em equlibrio térmico entre sí, distribuindo calor um pelo outro relativo a suas massas, e diminuindo a temperatura da linguiça. Logo não se recomendam algumas coisas relativo a grelhaerros esses que fazem vc correr riscos com sua saúde.

Perguntas interessantes