Artes, perguntado por rafaelaernesto00, 7 meses atrás

com base no texto acima, quais as diferenças e semelhanças entre a Arte egípcia e a arte mesopotâmica
texto: A ARTE NA ANTIGUIDADE ORIENTAL ​

Soluções para a tarefa

Respondido por aninha381227
2

Resposta:

A Arte na Antiguidade se refere à arte desenvolvida pelas civilizações antigas após a criação da escrita. A Arte na Antiguidade se estende até o período da Arte Paleocristã, em que foram produzidas as primeiras expressões artísticas do cristianismo.

Arte na Mesopotâmia

No Crescente Fértil, floresceu, no mesmo período que o Império egípcio, a civilização mesopotâmica. O termo Mesopotâmia significa "região entre rios", pois está situada entre os rios Tigre e Eufrates, onde predominavam condições semelhantes às do Egito.

A cultura mesopotâmica conheceu um relativo desenvolvimento das artes plásticas, principalmente pelo fato de que, não havendo interferência religiosa, os artistas tinham plena liberdade de expressão. O apogeu artístico dos mesopotâmicos foi a arquitetura, que se destacou pelos zigurates, torres em forma de pirâmide. Os zigurates tinham sete andares de seis metros de altura cada um. Tamanha altura simbolizava a crença mesopotâmica que os deuses habitavam nas alturas. A construção dos zigurates se deu a uma série de soluções arquitetônicas originais, tais como a abóbada e o arco, invenções babilônicas.

A Babilônia - cidade na mesopotâmia e berço da arte na antiguidade - foi uma cidade cujo esplendor ofuscava todas as outras do Oriente Médio. Durante o reinado de Nabucodonosor, foram feitas construções monumentais como a Torre de Babel e os Jardins Suspensos da Babilônia. A Torre de Babel tinha noventa metros de altura.

Os Jardins Suspensos da Babilônia é uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Os Jardins eram compostos de quatro terraços de tijolo erguendo-se sobre o rio Eufrates.

Arte no Egito

As ideias e práticas religiosas do Egito eram diretamente refletidas na sua arte. Fundamentalmente, a religiosidade egípcia tinha duas grandes preocupações: a vida futura e a morte. Exemplos disso são as tumbas e templos em culto à vida pós-morte.

Do ponto de vista arquitetônico, o antigo Egito foi marcado pela edificação de portentosos templos religiosos e de grandiosas tumbas que serviam como túmulos para faraós e seus familiares.

Perguntas interessantes