Com base no texto abaixo responda: Como é a intervenção do educador nesse processo de pintar das crianças pequenas? Use de 4 a 6 linhas para a sua resposta.
" Na entrevista temos: Avisa lá: Considerando esse fazer intenso das crianças na pintura, qual a medida da intervenção do educador ?
Monique: Então, o que o educador deve fazer é criar situações-problema em função da linguagem da pintura. Lino de Macedo nos ajudou muito a esclarecer essa intervenção. Ele teve uma sacada absolutamente genial num curso que demos em conjunto. Para ele, o objeto de trabalho do pintor não é nem o assunto que ele está pintando nem a sua subjetividade.
O objeto são os elementos da linguagem pictórica: a cor, então o educador cria situações-problema envolvendo a cor, o gesto, então é bom criar situações-problema com o gesto. A partir dos sete elementos da pintura – densidade, textura, linha, traço, gesto, movimento e cor – é possível criar diferentes propostas para as crianças. Por exemplo, uma situação-problema bem colocada é usar as cores primárias primeiro
O educador não deve dispor qualquer cor, ele tem de selecionar as cores com critério porque o mundo da cor, embora seja muito objetivo, é um fenômeno físico a partir do qual podem ser geradas infinitas nuances: há infinitos verdes, infinitos vermelhos.
A questão do pintor é afinar os seus instrumentos perceptivos para usar as cores que, para ele, podem expressar o que quer comunicar. Conhecer o uso da cor na pintura é básico para o educador pensar boas intervenções. Não serve que esse conhecimento seja só teórico, também não serve o conhecimento da história da arte. Ele tem de experimentar minimamente usar a cor. Outro dia fui trabalhar com criança e propus gravura com batatas
Fiz primeiro em casa para sentir quais problemas e sensações esse fazer coloca. Ao fazer antes é possível uma compreensão das questões que as crianças vão ter. Assim é possível funcionar muito como um instrumentador, tornar-se mais sensível para fazer intervenções bem adequadas. Fica-se também mais cuidadoso em relação às interferências do tipo: “Quer um outro papel?” ou
“Já acabou?”.
É um momento muito delicado esse, de “quando está pronto”, porque aí você pode estar interrompendo uma produção importante para a criança; todo cuidado e sensibilidade são poucos para nos relacionarmos com a criança na hora da pintura. Aprender a observá-la é aprender a observar a nós mesmos."
Soluções para a tarefa
Respondido por
42
O professor tem que criar situações – problema em função da
linguagem da pintura, como exemplo usar as sete cores primárias primeiro, como
há infinitos tons de vermelho, verde pois embora sendo objetivo é um mundo físico
então isto faz com que a criança
desperte para o mundo das cores, expressando o que quer comunicar, e o professor
se torna como um instrumentador, mais sensível, para com a criança e cuidadoso,
como o próprio texto diz aprender a observar a criança é aprender a observar
nós mesmo.
espero ter ajudado
anapaulapasqua:
Sete cores primárias? Nunca vi isso! A partir dos sete elementos da pintura – densidade, textura, linha, traço, gesto, movimento e cor – é possível criar diferentes propostas para as crianças. Por exemplo, uma situação-problema bem colocada é usar as cores primárias primeiro ( vermelho, azul e amarelo)
Respondido por
2
Resposta:
rapiscos e garranchos
Explicação:
por que eles estão começando a desenvolver a habilidade modora
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás