ENEM, perguntado por mairaalcr9771, 11 meses atrás

Com base no texto abaixo, responda às questõesO discurso citado é o discurso no discurso, a enunciaçãona enunciação, mas é, ao mesmo tempo, um discursosobre o discurso, uma enunciação sobre a enunciação.(M. Bakhtin, Marxismo e filosofia da linguagem)Consideradas as afirmações acima, é correto apontar,como marca do discurso de outrem no depoimento do Dr.Lambada, o uso de(A) pronome demonstrativo – como em e aquilo precisaser bem feito –, por meio do qual um outro contrapõesua visão depreciativa do trabalho da ONG à visãodefendida pelo enunciador.(B) argumentos de autoridade como os fornecidos para compor o perfil do Dr. Zapatta Lambada , queconferem maior veracidade às impressões pessoaisdo artista.(C) discurso direto como em minha mulher diz chega ,em que a citação de um outro enunciado expõe umadivergência para dar veracidade ao depoimento doenunciador.(D) formas de inclusão como em Muitas vezessomos... , que instauram a cumplicidade entreenunciador e enunciatário por meio da inclusãodeste último no enunciado.(E) índices de ironia como em Acredita em doentessaudáveis, que deve ser lido como Duvida daexistência de doentes saudáveis , pois oenunciador critica crenças ultrapassadas dosDoutores da Alegria.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

Letra c. discurso direto como em minha mulher diz chega ,em que a citação de um outro enunciado expõe uma divergência para dar veracidade ao depoimento do enunciador.

No texto, nota-se a presença de um discurso direto: "Chega". Essa citação representa a presença da figura feminina descrita, como contrária ao que fora anteriormente apresentado, como elemento contrário à sua dificuldade de se afastar do personagem que apresente nos hospitais.

Os discursos diretos são representações das falas dos personagens por meio de verbos declarativos, apresentando por isso, dois pontos e travessão.

Perguntas interessantes