Com base no sistema verbal do texto, são feitas as afirmativas a seguir. Analise-as.
I. A forma verbal rira (l. 05), conjugada no pretérito mais-que-perfeito do indicativo, indica que a ação de Bentinho tinha acontecido outras vezes no passado antes da última vez em que ele riu. Por esse motivo, poderia ser substituída, sem alteração semântica ou gramatical, por tinha rido.
II. A forma verbal tenho podido (l. 13), conjugada no pretérito perfeito composto do indicativo, indica que o pai de Capitu não pôde dar um capote no doutor no passado e que isso ainda não é possível, no presente da narrativa. Assim, o autor teria expressado exatamente a mesma ideia se tivesse optado pela forma posso.
III. Na linha 04, o emprego do pretérito imperfeito do indicativo indica que a ação de rir aconteceu simultaneamente à ação de chegar. Seria possível empregar, portanto, o pretérito perfeito do indicativo no lugar do imperfeito e manter o mesmo sentido de
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Por causa de agressão de corpo em cima de trabalho pra poder se transformar em cobra desenrruga tudo minha pele sendo que eu nao mereço isso!
Respondido por
0
Oi, vc sabe a resposta?
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
ENEM,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás