Com base no que já estudamos, identifique os grupos sociais que compõem a
imagem a seguir.
Reprodução/Biblioteca Nacional de Paris, Paris, França.
Gravura anônima do século XVIII.
Qual é a crítica presente na imagem?
Soluções para a tarefa
Resposta: Primeiro Estado, Segundo Estado e Terceiro Estado.
Explicação: Camponeses, a pobreza urbana e a burguesia (da qual faziam parte desde empresários até profissionais liberais) compunham o Terceiro Estado. A maioria da população francesa vivia no campo. Todo o Terceiro Estado trabalhava e pagava diversos e altos impostos para o sustento dos outros dois Estados.
Nas ordens ou Estados onde a sociedade francesa era dividida, o clero era o Primeiro Estado. A Igreja Católica, da qual o clero fazia parte, tinha terras, tribunais e o direito de cobrar taxas (para batismos, casamentos entre outras), além do dízimo. Apesar de cobrar taxas, não pagava impostos.
Os nobres compunham o Segundo Estado. Eles também não pagavam impostos, embora os recebessem dos camponeses que viviam em suas terras. Os nobres ocupavam os cargos mais altos do Estado, da Igreja e do exército.
ESPERO TER AJUDADO!
A imagem em questão informa as classes sociais da França antes da revolução francesa, notadamente aos conceitos de primeiro estado, segundo estado e terceiro estado.
Para isso, é preciso compreender o significado desses conceitos e a divisão de classes da França de então.
Divisão de classes na França do século XVIII
Ainda no período do absolutismo monárquico, a França poderia ser dividida a partir dos conceitos de primeiro estado, segundo estado e terceiro estado.
Elas definiam, respectivamente, o pertencimento as classes do clero, nobreza e povo, com uma grande divisão hierárquica entre si.
A crítica presente na imagem coloca a maneira como clero e nobreza exploram a classe do povo, que era designada aos trabalhos braçais, mesmo que sem direito a usufruir desses benefícios.
Para mais sobre clero, nobreza e povo, leia: https://brainly.com.br/tarefa/24789434
#SPJ2