Com base no que foi estudado no capítulo, compare a atuação da China na Africa no atual momento da globalização (início do século XXI) com a atuação das potências europeia,na época do imperialismo, e a dos estados unidos, na época da guerra fria.
Soluções para a tarefa
Resposta: A cooperação comercial entre a China e os países do continente africano vem marcando um renascimento das relações para o desenvolvimento sul-sul, à margem da influência europeia e estadunidense. Há quem considere essa situação como uma espécie de neocolonialismo. Contudo, o desenvolvimento está sendo bilateral, e ao contrário do que costumam fazer as potências coloniais, os chineses não usam essa presença para derrubar ou eleger governos que lhe favoreçam, nem criam protetorados, nem utilizama África como seu quintal, como os Estados Unidos fazem com a América Latina.
Embora seja inegável que as relações sino-africanas se baseiam na lógica de mercado, o fato é que os interesses próprios de cada uma das partes estão sendo satisfeito, criando uma relação de “ganhar-ganhar”, que responde às necessidades das economias emergentes. A China está na África porque quer os seus recursos, e África abre suas portas à China porque necessita dos seus investimentos.
Na atual globalização, a China apresenta-se como um dos maiores fornecedores de investimentos, ao continente africano, a fim de que assim, possam obter maior quantidade de recursos naturais fundamentais à produção industrial.
O continente africano
As potências europeias, no decorrer do Imperialismo, utilizavam o continente africano como local fornecedor de mão de obra escrava e como local utilizado para exploração de recursos minerais, o que assegurou o desenvolvimento econômico europeu. Por fim, os Estados Unidos buscavam, no decorrer da Guerra Fria, países que pudessem se alinhar ao capitalismo.
Saiba mais sobre o continente africano em: https://brainly.com.br/tarefa/17656106
#SPJ2