Português, perguntado por anamaria171, 1 ano atrás

Com base no poema, é verdadeiro o que se afirma nas seguintes proposições: (01) O título do poema contextualizado —Outra nega Fulô— conduz a uma leitura de que a relação senhor/escrava persiste nos mesmos moldes escravistas dos séculos passados. (02) O verso 12 — "Esta nossa Fulô!” —, reiterado no final do poema, evidencia um sujeito-poético afro-brasileiro, com suas ideias e sentimentos. (04) Os versos 13-14 e 17-18 apresentam, sob outra perspectiva, uma reconfiguração do caráter bondoso do "pai João” e da "mãe preta”, figuras presentes no imaginário brasileiro. (08) O poema dialoga explicitamente com a conhecida obra "Essa negra Fulô”, escrita pelo poeta Jorge de Lima. (16) O uso de uma linguagem simples, informal, e a rejeição à gramática normativa constituem características da poética moderna presentes no texto. (32) O poema reitera o estereótipo depreciativo da "Nega Fulô”, que se deita com o "sinhô”. (64) A mulher negra, no poema, aparece como um objeto sexual do seu "sinhô”.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
4
Olá,

Estão corretos os que se afirmam em:

(02) O verso 12 — "Esta nossa Fulô!” —, reiterado no final do poema, evidencia um sujeito-poético afro-brasileiro, com suas ideias e sentimentos.

 (04) Os versos 13-14 e 17-18 apresentam, sob outra perspectiva, uma reconfiguração do caráter bondoso do "pai João” e da "mãe preta”, figuras presentes no imaginário brasileiro.

(08) O poema dialoga explicitamente com a conhecida obra "Essa negra Fulô”, escrita pelo poeta Jorge de Lima.

(16) O uso de uma linguagem simples, informal, e a rejeição à gramática normativa constituem características da poética moderna presentes no texto.

Somando o total de 30 Pontos


O poema refere-se a história contextualizada de uma escrava, utiliza uma linguagem simples e moderna.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes