História, perguntado por MateusLupifieri, 4 meses atrás

Com base nesse texto, os artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foram importantes para a (texto abaixo das alternativas)

A - diferenciação econômica entre a nobreza e o povo.
B - modificação da religiosidade praticada pela nobreza do país.
C - popularização dos ideais monarquistas entre os camponeses.
D - transição da organização política e social daquela sociedade.
E - valorização da cultura de outros países por aquela sociedade.


A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi votada e aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte da França há 230 anos, em 26 de agosto de 1789.



No final do século dezoito, o Absolutismo estava em franca decadência na Europa. A ideologia liberal iluminista pulsava por todo o continente, advinda dos burgueses que tinham o poder econômico e agora desejavam emancipação e participação políticas.



Os dezessete artigos eram inspirados nessa ideologia e na Declaração de Independência dos EUA1, que também era permeada por tais ideias. O documento serviu de base para a primeira constituição da Revolução Francesa, e entrou para a história como um dos primeiros na busca por um Estado de Direito, legalmente justo e igualitário (em tese).



Foram inseridos os conceitos resumidos pelo famoso lema revolucionário: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Na prática, eram os direitos considerados naturais, universais e inalienáveis a todos os homens: vida, liberdade e propriedade. Essa última passaria, inclusive, a ser o critério de designação social, não mais os laços sanguíneos ou de tradição. O dízimo foi prontamente abolido, bem como o Direito Divino do Rei. O poder passaria a emanar do povo.


dark255264: letra D

Soluções para a tarefa

Respondido por ghettooliveiraoy90nr
7

Resposta:

No cenário até então presente, é possível acreditar que os artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foram importantes para a transição da organização política e social daquela sociedade.

Resposta Correta:

(D) transição da organização política e social daquela sociedade.

Respondido por larissamagrani
11

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um marco da mudança na França e na garantia dos direitos civis dos franceses (D).

Na primeira fase, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi elaborada e entrou em vigor para assegurar os direitos do povo e da burguesia.

Lutando contra a Revolução Francesa, tanto o clero (primeiro estado) quanto a nobreza (terceiro estado) tentaram impedi-la, mas em vão, pois a ideia de luta e mudança já estava na cabeça do povo.

Com isso, as classes mais altas perderam seu prestígio, fim do absolutismo e do feudalismo na França, inspiração para novas manifestações, separação dos poderes estatais.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/2655336

Anexos:
Perguntas interessantes