História, perguntado por baterapadilha5, 3 meses atrás

Com base nesse texto, a Revolução de Avis ajudou Portugal a
consolidar um Estado nacional.
estabelecer alianças com reinos vizinhos.
investir na economia popular.
superar a influência da nobreza na política.

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
2

Com base no texto abaixo, a Revolução de Avis ajudou Portugal a consolidar um Estado nacional.

Resposta: Letra A.

Revolução de Avis

A formação de Portugal como Estado-nação esteve diretamente ligada à Guerra da Reconquista, em que os habitantes da Península Ibérica lutaram para expulsar os mouros que invadiram a região no século VIII. Com a expulsão dos mouros, novos reinos surgiram na Península Ibérica.

Portugal foi libertado pela divisão do Reino de Leão e, em 1139, D. Afonso Henriques declarou a independência do condado português, autoproclamado-se Rei de Portugal. Desta forma, a dinastia deu início oficialmente a Afonsina, dinastia que deu continuidade ao processo de integração dos territórios portugueses.

No século XIII, Portugal finalmente expulsou os mouros e conquistou o Algarve, consolidando o seu território nacional. No entanto, a independência de Portugal esteve sempre em risco devido às ambições do Reino de Castela de conquistar a região. No século XIV, a crise sucessória da dinastia de Avis colocou em risco a independência de Portugal.

Texto:

[...] A Revolução de Avis foi crucial para a história de Portugal, pois inaugurou uma dinastia que estabilizou a sucessão dinástica do país durante os dois séculos seguintes [...]. Foi importante também porque estabeleceu a independência de Portugal e colocou fim às constantes ameaças que o país sofria do Reino de Castela.

Além disso, após a Revolução de Avis, a burguesia portuguesa prosperou. Os reis da dinastia de Avis investiram no desenvolvimento comercial de Portugal com o apoio da burguesia que havia participado da revolução. [...].

Para mais informações sobre a Guerra da Reconquista, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/9093526

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes