Filosofia, perguntado por cstiansouza1222, 9 meses atrás

Com base nessa passagem, extraída da obra O Príncipe, de Maquiavel, assinale a alternativa correta. a) O poder emanado do príncipe deve ter a capacidade de não apenas levar a cabo os planos de expansão de seu próprio governo, mas sobretudo criar condições para que esse poder mantenha-se de forma plena e garanta a legitimidade da própria dominação. b) A passagem refere-se em especial às repúblicas que ainda não passaram por um processo de amadurecimento de suas instituições democráticas. Repúblicas que dependem de orientação externa e de outras nações na formação da sua própria identidade política, a fim de suplantar o ódio típico dessas repúblicas. c) Para Maquiavel, "habitar" a república conquistada é uma possibilidade mais condizente com a posição do Príncipe. Considerando que o autor tinha laços com o pensamento humanista, "destruir" uma república conquistada implicaria lançar mão da força militar, com a qual Maquiavel não concordava. d) No mundo moderno e contemporâneo, o Príncipe, garantidor da ordem e da segurança pública, pode e deve intervir com o argumento de preservar as instituições democráticas e republicanas, mesmo que para isso seja necessário o uso da força. e) O Príncipe pode, por meio de pleito eleitoral, plebiscito ou consulta popular, agir em nome do povo e garantir a soberania de seu Estado. Pode invadir as nações que coloquem em risco a sua própria liberdade. Pode combater o ódio das outras repúblicas, e que essa nação seja destruída ou habitada pelo Príncipe, a fim de assegurar a ordem democrática.

#UFPR
#VESTIBULAR

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
25

É correta a alternativa A, o que, no modelo pragmático da filosofia política de Maquiavel, deve ser entendido não necessariamente como uma defesa do Absolutismo como princípio, mas sim como a garantia da estabilidade social como característica do bom político.

Levando em consideração o contexto no qual a obra foi escrita, o bom governo não deveria apenas se preocupar com as questões imediatas, mas também impedir conflitos civis e insurreições que o derrubassem, evitando as perdas econômicas e materiais associadas com estes períodos de forte instabilidade social.

Perguntas interessantes