Com base nas informações acima, é correto afirmar que a Conjuração Mineira consistiu:
A- na idealização de um projeto de emancipação da capitania de Minas Gerais em moldes republicanos, inspirado nas experiências revolucionárias dos Estados Unidos.
B-cm uma rebelião popular que pretendia libertar o Brasil do dominio de Portugal baseada nos ideais republicanos e nas ideias de liberdade e igualdade.
C- em um movimento liderado por Felipe dos Santos Freire na capitania das Minas Gerais que defendia o fim das Casas de Fundição e a diminuição da fiscalização metropolitana.
D- na implantação de uma república na capitania das Minas Gerais no final do século
XIX chefiada por membros das elites locais.
Vale ponto!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra A
Explicação:
fiz no positivo deu certo
A Conjuração Mineira, também conhecida como Inconfidência Mineira, foi uma conspiração republicana, que buscou emancipar Minas Gerais do domínio português e teve inspiração no movimento de independência dos Estados Unidos. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Conjuração Mineira e seu projeto político
Embora a Conjuração Mineira tenha sido interpretada, desde a Proclamação da República, como um movimento brasileiro, seus participantes buscavam apenas a emancipação da capitania de Minas Gerais, não do território colonial inteiro.
Os membros da conspiração, quase todos parte da elite mineira da época, se inspiraram no movimento revolucionário nos Estados Unidos, planejando inclusive a manutenção da escravidão nessa possível futura república.
Dessa forma, a alternativa B está incorreta porque o movimento não era popular, e sim de elite. A alternativa C é falsa na medida em que Felipe dos Santos Freire não esteve envolvido na Inconfidência Mineira. Já a alternativa D é incorreta porque a conspiração ocorreu no final do século XVIII, não do XIX.
Entenda mais sobre Conjuração Mineira aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49587229
#SPJ2