Português, perguntado por emyllysts, 6 meses atrás

Com base nas informações acima, analise a oração a seguir identificando qual o seu tipo de sujeito: “Estudo muito para enriquecer meu intelecto”. A opção correta é: * 1 ponto a) Sujeito composto. b) Sujeito indeterminado. c) Sujeito Oculto. d) Oração sem sujeito. 02 - Ao estudarmos sintaxe, aprendemos sobre os diferentes tipos de objetos que podem aparecer em uma oração. O objeto pode ser direto ou indireto. Quando indiretos, eles precisam de proposição para realizar a ligação entre o verbo e o seu complemento, o objeto. Agora, analise as sentenças e assinale qual delas apresenta o objeto indireto: * 1 ponto a) Meu cachorro bebe muita água. b) Meu irmão gosta de estudar comigo. c) Eu amo meu animal de estimação. d) Você conhece a professora?​

Soluções para a tarefa

Respondido por GatoArmado
36

Resposta:

c

b

Explicação: comfia no pai


ericmartineli95: ele n e o teu pai
ericmartineli95: mais ele é o teu irmao mais velho
ericmartineli95: :/
tsunade80: mano as pessoas levam meme a sério
ericmartineli95:
nathansilvabatman7: O cara só tá zuando deixa ele carinha sem rosto
Respondido por dbrclx
0

1. Com base nas informações o tipo de sujeito da frase está na letra:

c) Sujeito Oculto.

Considera-se como sujeito oculto ou elíptico de um frase o sujeito que se encontra implícito, que não está presente de fato na frase, contudo pela forma com que o verbo se apresenta é possível fazer a determinação de quem seja o sujeito, veja-se:

“ (EU) Estudo muito para enriquecer meu intelecto”.

O sujeito EU está implícito na oração, pois o verbo estudar só pode ter como sujeito a primeira pessoa do singular: EU, por isso o sujeito da oração sob análise é considerado um sujeito oculto ou um sujeito elíptico (como alguns doutrinadores chamam).

2. A sentença que apresenta um objeto indireto está presente na letra:

b) Meu irmão gosta de estudar comigo.

As demais assertivas não contém um objeto indireto, mas sim objeto direto, pois nenhuma das demais opções contém preposições em seu corpo textual, uma vez que, via de regra o objeto direto não é preposicionado, isto ocorre no caso de se tratar de um objeto indireto.

Desta feita, analisando a sentença, aquele que gosta, gosta DE algo ou alguém, o verbo gostar exige a preposição DE, na oração prevista na letra D, meu irmão gosta DE estudar, logo, há um objeto indireto: estudar comigo, justificando a alternativa correta.

Aprenda mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/9139476

brainly.com.br/tarefa/20528863

Anexos:
Perguntas interessantes