com base nas dimensões explique quem é o ser humano
explique a dimensão espiritual do ser humano
explique a dimensão física do ser humano
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
As três dimensões humanas
O ser humano compõe-se de dois princípios metafísicos, um material, que chamamos corpo, e outro espiritual, que recebeu o nome de alma. Pelo corpo, estamos no mundo físico, que compreende espaço e tempo e, pela alma, adentramos o mundo da cultura, que nós mesmos construímos e povoamos.
Além desses dois princípios - que requerem muitos cuidados de nossa parte para serem conservados e desenvolvidos -, estamos providos de três dimensões a constituírem as modalidades de nossa vida: a dimensão física, a dimensão psíquica e a dimensão simbólica. Isto equivale, respectivamente, a estar vivo, a ter consistência e a exprimir-se significativamente.
A dimensão física inicia-se no momento da concepção e da acolhida na comunidade humana. É, portanto, fruto da relação de duas pessoas, uma masculina e outra feminina, e da comunicação numa família e na comunidade.
A dimensão psíquica vem retratada pela consciência. Consta de três profundidades: consciente, inconsciente e subconsciente. Quem diz “eu” é também capaz de dizer “tu”. Na verdade, o eu só se torna consciente pelo encontro com o tu, que é o outro eu. A subjetividade se realiza pela intersubjetividade. Eu não teria nome se alguém não se tivesse dirigido a mim para me chamar. Só conseguimos desenvolver e cultivar virtudes porque tivemos mestres que nos educaram. Temos modelos de vida, alimentamos uma tradição, que nos faz ser mais filhos da cultura que da natureza.
Não conseguiríamos conhecer, querer e apreciar se não tivéssemos sido introduzidos num mundo de símbolos. Constituem a linguagem humana. Algumas décadas atrás, descobriu-se, na África, uma criança que, desde sua tenra idade, fora criada por macacos. Calculava-se que, no tempo do encontro, tivesse em torno de oito anos. Não articulava sons, mas uivava como os animais; não se alimentava como humanos, mas comia folhas e frutos como os macacos; não caminhava como bípede, mas como quadrúpede, à semelhança de seus tutores. É óbvio que não vestia roupa, mas nadava nua como os animais. Levou tempo para reconhecer humana, entrando no nosso mundo simbólico.
Falamos de hominização, como desafio para a educação. Atinge não só a inteligência e a vontade, mas também o físico e o relacionamento. A humanidade começou a distinguir-se dos irracionais pelo uso de símbolos. Marcou assim a descoberta do transcendente. Quando pela primeira vez se prostrou diante de algo invisível, acima de capacidade física, mostrou sua capacidade simbólica e racional. Referiu-se ao polo supremo da perspectiva de sua mente. Percebeu que sua vida mudara. Passou do irracional para o racional Tornou-se capaz de Deus.
Não por nada, ao longo de toda a história humana, este tema está na mira das pesquisas. Por mais importantes que sejam as dimensões física e psíquica, a dimensão simbólica dá uma conotação mais profunda. Dentro dela se destaca o aspecto religioso. Trata-se da busca de Deus, como polo supremo na perspectiva da mente. Jesus Cristo veio revelar seu verdadeiro rosto.
Resposta:
Humano é a única espécie animal de primata bípede do gênero Homo ainda viva. A espécie surgiu há cerca de 350 mil anos na região leste da África e adquiriu o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos
Nessa abordagem, o espiritual, é compreendido como uma dimensão especificamente humana, não estando relacionado a algo da sacralidade ou religiosidade, mas com algo que permite ao homem exercer sua capacidade de unicidade e busca pelo sentido da vida
A dimensão física inicia-se no momento da concepção e da acolhida na comunidade humana. É, portanto, fruto da relação de duas pessoas, uma masculina e outra feminina, e da comunicação numa família e na comunidade. A dimensão psíquica vem retratada pela consciência.16
Explicação:
espero ter ajudado ❤️