Com base na leitura dos textos motivadores apresentados abaixo e nos conhecimentos construídos
ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua
portuguesa sobre o tema A QUESTÃO FUNDIÁRIA NO BRASIL, apresentando experiência ou proposta de ação
social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista
Soluções para a tarefa
Para responder a essa questão você deverá dissertar a respeito do tema "A Questão Fundiária no Brasil". Você precisará apresentar uma proposta de ação social ou experiência que respeite os direitos humanos.
⇒ Antes de começar leia novamente os textos e pesquise mais sobre o tema, para que você seja capaz de argumentar a favor do seu ponto de vista de modo convincente.
Dicas para elaborar um texto argumentativo-dissertativo:
- Divida o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.
No desenvolvimento as ideias são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor sobre o ponto de vista apresentado na introdução.
Como esse tipo de dissertação ter caráter argumentativo, no desenvolvimento o autor faz a exposição das ideias visando argumentar para convencer o leitor sobre o que foi dito na introdução.
- Faça uso de sujeito indeterminado e de verbos na 3ª pessoa.
Em textos dissertativos é aconselhável utilizar uma linguagem impessoal.
Espero ter ajudado!
Resposta: A importância da terra não está apenas em seu valor econômico, mas também no seu caráter social e político, pois ter posse sobre a terra implica exercer poder sobre todos aqueles que dependem dela. Desde o período colonial, os latifúndios têm papel de destaque, embora as pequenas e médias propriedades sempre tenham exercido um papel central, especialmente na produção de alimentos. Dessa maneira, a desigualdade social, económica e política é um aspecto essencial da estrutura fundiária no Brasil, caracterizada pela grande concentração de terras produtivas e improdutivas (especulação) e, como consequência, pelo grande número de trabalhadores sem-terra. Em razão desses problemas, o Brasil registra elevados índices de violência no campo.
Espero ter te ajudado!!
Explicação: