Com base na imagem acima e em seus conhecimentos sobre o Imperialismo na África, marque a alternativa NÃO corresponde às diferenças entre o Colonialismo do século XVI e o Neocolonialismo do século XIX. Escolha uma: a)A fase do Capitalismo em que o Colonialismo se desenvolveu denominou-se Capitalismo Comercial, e a do Neocolonialismo, Capitalismo Industrial e Financeiro. b)A principal área de dominação do Colonialismo europeu foi a América e o Neocolonialismo voltava-se para a África e a Ásia. c)O Colonialismo buscava garantir o fornecimento de produtos tropicais e metais preciosos, enquanto que o Neocolonialismo, a reserva de mercados e o fornecimento de matérias-primas. d)O Colonialismo teve como justificativa ideológica a expansão da fé cristã, enquanto que, no Neocolonialismo, a missão civilizadora do homem branco foi espalhar o progresso. e)Os patrocinadores do Colonialismo foram a burguesia financeiro-industrial e os Estados da Europa, América e Ásia, enquanto que o patrocinador do Neocolonialismo foi o Estado metropolitano europeu e sua burguesia comercial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d)O Colonialismo teve como justificativa ideológica a expansão da fé cristã, enquanto que, no Neocolonialismo, a missão civilizadora do homem branco foi espalhar o progresso.
Explicação:
d)O Colonialismo teve como justificativa ideológica a expansão da fé cristã, enquanto que, no Neocolonialismo, a missão civilizadora do homem branco foi espalhar o progresso.
Resposta:
c) Os patrocinadores do Colonialismo foram a burguesia financeiro/industrial e os Estados da Europa, América e Ásia, enquanto que os do Neocolonialismo, o Estado metropolitano europeu e sua burguesia comercial.
Explicação:
A alternativa C estaria certa se apresentasse exatamente o inverso do que propõe: foi o Colonialismo que foi patrocinado pelo Estado metropolitano europeu e sua burguesia comercial. O Neocolonialismo, por sua vez, foi patrocinado pela burguesia financeiro/industrial e pelos Estados Nacionalistas da Europa (excetuando os da África e da Ásia).