ENEM, perguntado por Mateduvidas8258, 9 meses atrás

Com base em uma perspectiva semiótica, Clifford Geertzconcebe cultura como teias de significados construídospelos homens em sociedade. Essa perspectiva secontrapõe às concepções de cultura como algo "externo"ao homem ou como algo superorgânico. Opõe-setambém, à concepção de que a Antropologia é umaciência experimental que busca a descoberta de leis. Noque diz respeito ao posicionamento desse autor, analiseas seguintes asserções.A etnografia não corresponde ao discurso social bruto dedeterminada cultura.PORQUEOs textos antropológicos são interpretações de segundaou de terceira mão.Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.A As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda é uma justificativa correta da primeira.B As duas asserções são proposições verdadeiras, masa segunda não é uma justificativa da primeira.C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e asegunda, uma proposição falsa.D A primeira asserção é uma proposição falsa, e asegunda, uma proposição verdadeira.E Tanto a primeira quanto a segunda asserções sãoproposições falsas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

I é verdadeira, já que a etnografia, como toda ciência, é uma análise, a partir de um determinado modelo, do objeto, de modo que um etnógrafo não só pode como deve analisar criticamente aquilo que ele observa, de modo a esclarecer os sentidos ocultos dos discursos.

II é verdadeira, sendo a antropologia uma interpretação "de segunda mão"  no sentido que são observações de um sujeito sobre uma cultura que não é a dele, podendo ainda ser uma interpretação de um terceiro com base nas observações do segundo.

Embora ambas sejam verdadeiras, II não justifica I pois não tratam exatamente da mesma coisa, de modo que não há aqui causa e consequência.

É correta a alternativa B.

Perguntas interessantes