História, perguntado por moniquesantossoares2, 5 meses atrás

com a segunda guerra mundial porque considera que sem ela a guerra nao teria começado?

Soluções para a tarefa

Respondido por deatHSKS
1

O que foi a Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado já travado em toda a história da humanidade. Seu tempo de duração foi de seis anos, indo de setembro de 1939 a setembro de 1945. O número de mortos da Segunda Guerra varia entre 50 e 70 milhões. Muitos autores consideram-na uma extensão da Primeira Guerra Mundial (1914-1945), haja vista que, assim como na guerra iniciada em 1914, foi a Alemanha que deu início ao conflito, em 1939. Os motivos que ocasionaram a Segunda Guerra são múltiplos e variados, mas alguns deles se destacam e nos ajudam a compreender esse evento tão catastrófico.

Fatores que ocasionaram a guerra

Os principais fatores que causaram a Segunda Guerra Mundial estão relacionados com a ascensão dos regimes totalitários, em especial do nazismo na Alemanha. Sabemos que, com o fim da Primeira Guerra, a Alemanha foi obrigada a cumprir as sanções do Tratado de Versalhes (1919), que exigia, entre outras coisas, o pagamento de indenização e a entrega de territórios aos países vencedores da guerra. O referido tratado também proibia que a Alemanha se rearmasse, isto é, que investisse maciçamente na indústria bélica e modernizasse as suas Forças Armadas.

O fato é que, com a ascensão de Adolf Hitler ao poder, 1933, a Alemanha passou a descumprir todas as sanções do Tratado de Versalhes. Os nazistas conseguiram despertar na população alemã um sentimento de revanche com relação à derrota na Primeira Guerra. Além disso, Hitler desenvolveu um pretensioso projeto de dominação continental, que previa a escravização e o extermínio de diversos povos – a começar pelos judeus. Ideias racistas e ultranacionalistas alimentavam esse projeto. Hitler queria construir um “império de mil anos”, comandado pela raça ariana (a raça branca, germânica).

A Alemanha contou com o apoio da Itália e do Japão, com quem estabeleceu uma aliança no fim dos anos 1930 conhecida como Eixo Roma-Berlim-Tóquio. Assim como a Alemanha, Itália e Japão também tinham seus projetos expansionistas. A Itália buscava influência sobre o mar Mediterrâneo e o Norte da África, e o Japão, influência sobre o Oceano Pacífico, a China e parte da Rússia (à época, pertencente à União Soviética).

Por outro lado, havia ainda as investidas do comunismo internacional no território europeu, cujo poder maior provinha da União Soviética. Desde o fim da Primeira Guerra, os comunistas procuraram implantar o seu modelo político em outros países, além da Rússia. Foi o caso, por exemplo, da Revolução Alemã de 1919, que foi dissuadida pela República de Weimar. O projeto de poder dos comunistas entrava em confronto com o ultranacionalismo nazista e fascista, e isso se refletiu na Segunda Guerra (ainda que a Alemanha tenha se unido temporariamente com a URSS).

Para saber mais detalhes sobre os fatores que contribuíram para a eclosão da guerra, clique aqui!

Primeira Fase (1939-1941)

A primeira fase da Segunda Guerra ocorreu entre 1939 e 1941. Essa fase foi caracterizada pelo acordo secreto entre Alemanha e URSS conhecido como Pacto Germano-Soviético, um pacto de não agressão entre as duas potências. Com esse pacto, foi possível que a Alemanha invadisse a Polônia em 1º de setembro de 1939, provocando a reação de países como a França e o Reino Unido, que dois dias depois declararam guerra à Alemanha. As invasões nazistas prosseguiram em países como Tchecoslováquia e Áustria.

Nessa fase, a característica militar mais impressionante foi a chamada “Blitzkrieg”, a “Guerra-relâmpago” alemã. A tática da “Guerra-relâmpago”, com ataque rápido, pesado e por todos os lados de um determinado alvo, deu à Alemanha uma enorme vantagem no início da guerra. Em junho de 1940, grande parte do território francês já estava ocupada pelos alemães. Nesse mesmo ano, Holanda, Bélgica e Luxemburgo também sofreram a invasão nazista. Com o auxílio dos italianos, a região dos Bálcãs, onde se localiza a Grécia, também foi ocupada com certa rapidez.

No extremo Oriente, o Império Japonês tentava ocupar o território chinês no contexto de uma guerra que havia começado em 1936 e que, entre 1939 e 1941, acabou por se “fundir” com a guerra travada no Ocidente. Essa fusão aconteceu em virtude da aliança do Império Japonês com a Alemanha e a Itália.

 

se nao tivesse acontecido a 2 guerra????

Nesse mundo sem a 2ª Guerra, França e Reino Unido teriam mantido suas colônias na África e Ásia por mais tempo. Os EUA chegariam aos anos 1970 menos influentes, sem o boom econômico impulsionado pela reconstrução da Europa.


deatHSKS: bom estudo :D
Perguntas interessantes