Direito, perguntado por raqueltondini, 11 meses atrás

“Com a proximidade do verão, é preciso ficar atento ao início da temporada de chuvas no Brasil, que se estende até o final da estação, em março. Os fortes ventos e as tempestades de raios, trazem riscos para as residências e estabelecimentos comerciais, e os consumidores precisam tomar cuidados para evitar danos aos seus equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos.

De acordo com levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), só no Estado de São Paulo, foram registrados 1,6 milhões de raios entre janeiro e outubro de 2017, uma média de 5,557 mil descargas atmosféricas por dia. Isso é quase 4% a mais do que no mesmo período do ano anterior.

Esses temporais são a principal causa para as solicitações de ressarcimento por danos elétricos em equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos dos consumidores [em face das companhias elétricas]”.

Levando em consideração as informações apresentadas no texto, assinale o argumento de defesa utilizado pelas companhias elétricas nas solicitações de ressarcimento efetuadas pelos consumidores:

Escolha uma:
a.
A relação estabelecida entre os consumidores e as companhias elétricas é um negócio jurídico, cujos efeitos são definidos pelas partes. Logo, só há possibilidade de indenização caso ambos concordem com isso. Incorreto

b.
A relação estabelecida entre os consumidores e as companhias elétricas é irrelevante ao Direito Civil, pois as companhias elétricas são cessionárias de serviços públicos, devendo qualquer conflito ser resolvido pelo Direito Administrativo.

c.
As tempestades de raios responsáveis por estragar os aparelhos elétricos dos consumidores são um fato jurídico extraordinário, também conhecido como força maior, e excluem a responsabilidade da companhia elétrica.

d.
A relação estabelecida entre os consumidores e as companhias elétricas é um ato jurídico strictu-sensu, cujas consequências estão previamente previstas em lei e por isso não há que se falar em indenização.

e.
As tempestades de raios responsáveis por estragar os aparelhos elétricos dos consumidores são um fato jurídico ordinário, de ocorrência rotineira, motivo pelo qual os consumidores devem se proteger por conta própria.

Soluções para a tarefa

Respondido por elaine5343
59

letra C. corrigido pelo ava

As tempestades de raios sao responsaveis por estragar os aparelhos eletricos dos consumidores sao um fato juridico extraordinario, tambem conhecido como forca maior, e excluem a responsabilidade da companhia eletrica.


felipe644451: letra C correta
Kimtravassos: correta
Respondido por marianatoledanot
14

Item correto : Letra C - As tempestades de raios responsáveis por estragar os aparelhos elétricos dos consumidores são um fato jurídico extraordinário, também conhecido como força maior, e excluem a responsabilidade da companhia elétrica.

As tempestades que ocorrem no verão, caracterizadas por fortes ventos e grande número de raios são característicos do verão no Brasil.

Um dos grandes perigos desse tipo de chuva são os riscos aos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. No entanto, o que ocorre nesse caso é um fato jurídico denominado força maior, caracterizado como um evento imprevisível, decorrente de forças da natureza. Ocorrem independente da da vontade humana. Por isso, excluem a responsabilidade da companhia elétrica.

Espero ter ajudado =)


lucascelest: Letra C:
As tempestades de raios responsáveis por estragar os aparelhos elétricos dos consumidores são um fato jurídico extraordinário, também conhecido como força maior, e excluem a responsabilidade da companhia elétrica.
Perguntas interessantes