História, perguntado por RhyllaGabrielly7100, 9 meses atrás

Com a morte de Elizabeth 1 da inglaterra 1603 acaba a dinastia Tudor que desfrutava de uma situacao de grande prosperidade gracas a politica mercantilista e tem inicio a dinastia Stuart.
sobre a dinastia Stuart e correto afirmar que:

Soluções para a tarefa

Respondido por pudimlindao111
3

Resposta: O rei inglês Henrique VIII ficou famoso não pelo simples fato de ser um rei, mas pelos seus polêmicos casamentos em busca do tão sonhado herdeiro. Nascido em 28 de junho de 1491, foi o sexto filho de Henrique VII e Elizabeth de Iorque. O segundo monarca da dinastia Tudor exerceu amplo poder político, dentre as principais medidas de seu governo, destacaram-se a ruptura com a Igreja Católica e a criação de uma nova religião, o Anglicanismo.

O início da polêmica com o catolicismo veio em seu primeiro casamento com a espanhola Catarina de Aragão. O rei inglês queria um menino para ser o seu sucessor ao trono, entretanto, sua primeira esposa deu à luz uma menina cujo nome era Mary. Isso levou o rei inglês a procurar uma nova esposa para casar-se novamente e conseguir seu objetivo que era um herdeiro. Todavia, para que Henrique pudesse divorciar-se, ele teria que obter a autorização do papa Clemente VII. Este momento ficou conhecido por “Questão real”.

O principal motivo, dizem os historiadores, para o papa não ter permitido o divórcio do rei foi o fato de Catarina ser tia do imperador Carlos V, que apoiava a Igreja no combate aos luteranos. Mesmo não obtendo a permissão do papa, Henrique VIII tomou uma iniciativa e, em 1534, o parlamento proclamou o ato de supremacia em que o rei inglês criou sob seu poder a religião anglicana.  Feito isso, Henrique VIII conseguiu o divórcio e casou-se com Ana Bolena, com a qual esperava ter o herdeiro. Porém, ela, assim como a primeira esposa, deu-lhe uma filha que teve por nome Elizabeth. Como não havia conseguido ainda ter um menino, Henrique VIII, na busca pelo seu objetivo, acusou Ana de adultério e ela acabou sendo morta por essa acusação, dando oportunidade a Henrique de casar-se novamente. Desse modo, o rei casou-se com Jane Seymour, que mesmo morrendo após o parto, gerou Edward I, o tão esperado filho e sucessor ao trono.

Quando Elizabeth completou 13 anos de idade, Henrique VIII morreu e como era de se esperar, o seu filho, Edward I, assumiu o trono com apenas nove anos de idade. Todavia, a saúde do novo rei era vulnerável e, em 1553, ele morreu de tuberculose. Nesse caso, a sucessora por direito era Mary, a primeira filha de Henrique com Catarina. Assumindo o trono em meio a polêmicas por ser católica, Mary casou-se com Felipe II, rei da Espanha, em 1554, e mandou perseguir e queimar na fogueira as pessoas que eram contra o seu governo.

Respondido por luccapradob
0

Resposta:

sobre a dinastia Stuart e dentre as afirmações passadas, podemos afirmar que “Jaime I foi chamado de “o 1mb3c1l mais sábio de toda a cristandade”, por Henrique IV, rei da França, devido à falta de habilidade política, excesso de vaidade, teimosia inarredável e grande erudição”; a única possibilidade para responder uma questão dessa natureza é por exclusão; além disso, trata-se de uma opinião subjetiva e pejorativa que em nada colabora para o entendimento da natureza socioeconômica da Dinastia Stuart (1603 a 1649 e de 1660 a 1688); essa dinastia representou o declínio do poder absoluto britânico e sua substituição, inicialmente, pela República Puritana (1649 a 1660) e pelo parlamentarismo de base burguesa, com a Revolução Gloriosa (1688 e 1689), que impôs o Bill of Rights, ou seja, "o rei reina mas não governa".

Perguntas interessantes