ENEM, perguntado por marianamosby361, 1 ano atrás

Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade. OLIVEIRA, A. U. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de A reforma agrária. B expansão mercantil. C concentração fundiária. D desruralização da elite. E mecanização da produção.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
395
A. reforma agrária. Incorreto: A reforma agrária possui uma ideia oposta a da Lei de Terras. 

B. expansão mercantil. Incorreto: Com a implantação da Lei de Terras houve um aumento na produção agrícola e não mercantil.

C concentração fundiária.
Correto: Como acesso à terra só acontecia por meio de compra, os pobres, imigrantes e negros livres ficaram excluídos, pois a Lei dificultava a compra de terras. Isto contribuiu para a expansão da concentração fundiária.

D. Desruralização da elite. Incorreto: A elite aumentou a concentração de terras em seu domínio com a implantação da lei.


E. Mecanização da produção. Incorreto: Como os negros, imigrantes e pobres não podiam comprar terras, a mão de obra no campo foi ampliada.
Respondido por juscelino765
8

Resposta:

C concentração fundiária.

Explicação:

A Lei de Terras de 1850, como mencionado no texto, definiu que o acesso à terra só poderia se dar por meio de compra. Por conta disso, pobres, imigrantes e negros livres ficaram excluídos contribuindo para a expansão da concentração fundiária.

Perguntas interessantes