Geografia, perguntado por alessandraalve3, 1 ano atrás

Com a industrialização e o crescimento das cidades, a sociedade passou a ser um ótimo objeto de análise: a mudança do espaço de trabalho do campo para a cidade, os problemas sociais decorrentes desta mudança, as longas jornadas de trabalho nas fábricas, enfim, este novo estilo de vida fez com que aumentasse a preocupação acerca da análise da sociedade. Acerca do surgimento da sociologia, podemos afirmar que:

Soluções para a tarefa

Respondido por crislenart
2
O surgimento da revolução industrial pouco contribuiu para o nascimento da sociologia enquanto ciência.A crise em que a Europa do Século XVIII atravessava não justificou o surgimento da sociologia, ciência existente há anos.Comte, Weber e Durkheim atuaram no período de nascimento da sociologia e escreveram diversos textos em conjunto.A sociologia é oriunda da disputa dos operários com o proletariado e esta característica se mantém até hoje.As duas revoluções (Industrial em 1750 e francesa em 1789) contribuíram para uma análise diferenciada da condição de vida em sociedade e, por conseguinte, de olhar de modo diferente para o convívio social.
Respondido por marlyprocopio
0

Resposta:

Inicialmente, é importante apontar que as imagens prévias passam a funcionar como parte do contexto ou, conforme o caso, o único contexto que é possível de ser retomado pelo espectador/leitor, na mensagem elaborada pelo signo visual. O uso de uma imagem como contexto de outra e sua organização em uma determinada sequência, possibilita a produção de um sentido relacionado a uma relação de causalidade, implicação e/ou atribuição. Dito de outro modo, passa-se a ler a segunda ou última imagem a partir de uma primeira, uma anterior, do passado, porque é nesta última que a imagem do presente ou da posterioridade se tem origem.

Embora seja consolidado que não há como falar em signo sem falar de contexto, uma vez que os sistemas de signos são culturais e devem ser compreendidos a partir de um tempo e espaço concreto, o acesso que o espectador/leitor tem sobre essas imagens se reduz frequentemente a um produto final que é veiculado na Internet, pelos internautas, por exemplo. Mesmo assim, a construção do signo visual a partir dessa linha temporal deixa muitas pistas sobre os sentidos potencialmente construídos:

Descrição da imagem não disponível

O que é possível depreender a partir da leitura dessas imagens é o seguinte: a relação temporal entre um antes e um depois criada na mensagem do signo visual contribui para a existência de um contexto imagístico que vai além do verbal, contexto esse que retoma a memória cultural que os indivíduos compartilham sobre as convenções adotadas, isto é, sobre quais ideias a respeito de estética, saúde, bem-estar, moradia, hábitos, etc. são favoráveis a serem adotadas. E, caso essas convenções ainda não façam parte de um conjunto de informações transmitidas e acumuladas por um dado grupo social, a veiculação constante desse tipo de construção imagética pela Internet - por meio de uma tentativa de instituição de uma temporalidade atrelada ao signo visual - acabará por influenciar os conjuntos de signos que fazem parte do tecido sígnico global da nossa época.

Explicação:

Perguntas interessantes