Com a implantação da economia açucareira também iniciou-se um processo de discriminação e exclusão de uma parcela importante da sociedade colonial em formação: os africanos e seus descendentes"
-Quais as consequências dessa discriminação e exclusão.
Soluções para a tarefa
A economia açucareira se baseou no sistema de trabalho escravista para se desenvolver. Com a chegada dos primeiros africanos escravizados, a sociedade colonial passou a se estruturar a partir da discriminação racial.
Os africanos eram vistos como seres sem alma, aos olhos da Igreja, e bárbaros, aos olhos do Estado. Na organização social, ocupavam as posições marginalizadas, característica que permaneceu mesmo após a abolição, em 1888.
Escravidão Brasileira
Os primeiros povos a serem escravizados pelo sistema colonial português foram os indígenas, através das Guerras Justas. Aqueles que não aceitassem a conversão aos Cristianismo, deveriam ser dominados.
A mão-de-obra africana foi escolhida pelos portugueses devido à experiência adquirida no plantio do açúcar nas ilhas colonizadas. Os europeus, portanto, passaram a sequestrar, aprisionar e separar famílias inteiras ainda na África.
Ao chegarem no Brasil, eram deslocados para os serviços de acordo com suas aptidões, desde a lavoura até o trabalho doméstico. Os africanos e seus descendentes resistiram a esse processo, mas a abolição só ocorreu em 1888.
Sobre a escravidão no Brasil, confira: https://brainly.com.br/tarefa/1200875
#SPJ2