“Com a entrada do capitalismo em sua etapa informacional, o avanço da globalização e a consequente aceleração de fluxos no espaço geográfico planetário, já se pode falar numa rede urbana mundial, cujos nós são as chamadas cidades globais”. (SENE, E. MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. Vol. 03. São Paulo: Scipione, 2012. p.191.) A rede de cidades é responsável por estruturar uma hierarquia urbana em níveis locais e mundiais, pois essas: (valor: 0,4) *
4 pontos
integram uma relação democrática das tecnologias, igualmente disseminadas por todos os espaços geográficos.
manifestam uma ordem econômica, transformando-a a partir das necessidades de seus “nós” menos desenvolvidos.
constituem-se a partir de uma relação desigual, de forma que os centros dominantes e mais densamente urbanizados polarizam as zonas de menor porte e influência.
demarcam uma relação mútua e homogênea de interdependência econômica, tecnológica e, principalmente, econômica
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu marcaria a C.
Explicação:
Não há uma organização democrática nas cidades e há diferenças dessas cidades nós e os menos desenvolvidos que lutem para crescer. Elas não possuem uma relação mútua e interdependência, algumas se sobressaem sozinhas. Assim descartei as outras 3.
A hierarquia urbana é um conceito geográfico utilizado para que as cidades contemporâneas, bem como suas dinâmicas, sejam compreendidas. Sobre tais hierarquias, está correto o apresentado na letra C.
A hierarquia urbana
Esse processo caracteriza-se pela organização desigual entre os centros urbanos, por meio da qual as regiões mais industrializadas e densamente urbanizadas polarizam as cidades menores localizadas nas proximidades do principal centro urbano, portanto, essas relações estabelecidas entre diferentes municípios são desiguais.
Saiba mais sobre a hierarquia urbana em: https://brainly.com.br/tarefa/2490882
#SPJ2